Select Page

Concentração – como aprender a se concentrar melhor

concentracao tecnicas para se concentrar

por Carlos Machado

“Não me perturbe, estou concentrada”, disse minha irmã quando fui lhe perguntar se iria vir jantar.

Ela estava em seu quarto estudando para provas do vestibular que seriam no próximo mês. Tinha três livros abertos em cima da mesa e um caderno para resumos. No computador estavam abas abertas do wikipédia, facebook, hotmail, twiiter, site de download de músicas e alguns sites de assuntos específicos. No celular ela conversava com uma amiga por mensagens de voz em um aplicativo chamado whatsapp. E o que mais chamou chocou é que cada um deles tinha um determinado som para chamar sua atenção.

Ela mudava de tela a cada 30 segundos. Via as novas mensagens no facebook, respondia no whatapp, escrevia um pouco do resumo dos estudos… E assim se seguia.

Você conhecem alguém assim? Numa sociedade cada vez mais agitada, milhares de propagandas tentando chamar nossa atenção e os muitos amigos virtuais podem acabar arruinando nossa vida!

Eu também tinha esses hábitos de concentração até certo momento da minha vida. Mas chega uma hora que não é mais isso que você quer pra sua vida.

 

Concentração

É o sol-poder do meio-dia.

Tão logo você veja esse sol,

Todo o seu ser é inundado de força.

Meditação

É a paz da luz da lua.

Tão logo você veja essa lua,

Poderá sentir a paz dentro

E a paz fora.

  • Sri Chinmoy

 

O que é concentração?

Concentração é tudo aquilo em que focamos nossa atenção. Muitas vezes ela só dura um segundo ou dois e depois já passa pro próximo “hit” do instante. Somos bombardeados de informações a todo instante e, com a evolução tecnológica, isso só tem se intensificado. Em nossa mente milhares de pensamentos passam por segundo, sem pausa. E por isso devemos disciplinar nossa mente a se concentrar. Se não nos concentramos, não conseguimos paz. Nossa mente é como um macaco inquieto que não para a nenhum instante. O macaco pula de um lado pro outro sem parar e somente com a concentração conseguimos tirá-lo das nossas cabeças. Quando nos concentramos, todos os nossos pensamentos somem e nosso mundo se torna o objeto em que estamos nos concentrando. Alguém mais experiente consegue ir além da concentração, e é ai que começamos a meditar.

Descubra seu propósito

Encontrar um propósito para sua vida é uma das peças fundamentais para te dar a energia suficiente e se manter concentrado. Mas a grande pergunta é “como encontrar nosso propósito?”.

Exercício de concentração

Vamos fazer um exercício de concentração. Respire por um minuto ou dois conscientemente, profundamente e silenciosamente. Imagine um de fio barbante preso na ponta de seu nariz. Ele permanece imóvel perante sua gentil respiração. Depois de fazer isso, pegue uma caneta e escreva todas as atividades que você realiza no seu dia-dia, por mais simples que a atividade seja. Enquanto escreve você vai perceber que algumas atividades lhe trazem alegria e outras nem tanto. Vai acontecer também de você justificar mentalmente o motivo pelo qual faz coisas que trazem infelicidade, mas nesse momento esqueça as justificativas, tente sentir dentro de si a resposta interior.

Observando uma criança de sete anos de idade, percebemos sua espontaneidade e coragem com a vida. Ela se joga no desconhecido sem medo das consequências. Ela vive o presente. Tente se conectar com sua criança interior e trazer à tona todas as qualidades divinas que um dia você também possuiu.

Talvez com esse exercício você não encontre diretamente seus objetivos de vida. Mas é um processo gradual. Nesse primeiro passo começamos a trazer luz e descobrir o que funciona e o que não funciona. Com esse conhecimento podemos trazer uma coisa realmente especial para nossa vida: Mudança.

“Trabalhamos em empregos que não gostamos,
para comprar um monte de coisa que não precisamos.”

Tyler Durden

 

Eliminação

Na Religião Hindu os três Deuses supremos são Brahma, Vishnu e Shiva. Brahma é o Criador, Vishnu o Preservador e Shiva o transformador. Nesse capitulo vamos focar nas qualidades de Shiva para nos guiar em nossa transformação.

Nós convivemos com a eliminação em nosso dia-a-dia, e as vezes até mesmo esquecemos como ela ocorre. Com o tempo e capacidades limitadas cada vez mais precisamos ser conscientes das escolhas que tomamos.

Na floresta, alguns cientistas estavam tentando capturar um macaco para fazer alguns testes. Mas eles não queriam machucá-lo, logo, teriam que bolar um plano inteligente para pegá-lo. Um dos brilhantes cientistas teve a seguinte ideia. Ele pegou uma casca de um coco vazia, fez um furo em sua superfície do tamanho suficiente para que o macaco conseguisse por a mão, e dentro colocou uma comida com ótimo cheiro. Eles deixaram o coco preso ao chão, e depois esperaram. O macaco atraído pelo cheiro da comida encontrou o coco e rapidamente pôs a mão pelo buraco para pegar a comida que ali continha. Porem o buraco era muito pequeno e com o punho fechado cheio de comida ele não conseguia retirar o braço. Os cientistas tranquilamente vieram e capturaram o animal. Agora você pode pensar, “Calma aí! O macaco só tinha que largar a comida e assim poderia fugir”. Mas não é bem assim que acontece. Ao mesmo tempo que o macaco tem o desejo de fugir, ele também não quer perder a comida que ele acredita que “possui”. E assim ele é capturado.

Muitas vezes agimos exatamente como o macaco preso ao coco. Trabalhamos em trabalhos que não nos satisfazem. Estudamos cursos entediantes. Nos relacionamos com as pessoas que não nos deixam evoluir. Tudo pelo medo de perder o pouco que temos. Uma vez conhecido ex-presidente do E.U.A Franklin Roosevelt disse ” A única coisa que devemos ter medo é do próprio medo”.

Seja disciplinado

Toda nova atividade que iniciamos requer tempo e esforço para alcançarmos algum resultado. E com a Concentração não é diferente. Uma criança na escola aprende o “ABC”, a somar e a subtrair. Se ela decide agora que quer escrever um livro, o professor irá sorrir da sua inocência e continuará ensinando o “ABC”.

No início pode não ser tão fácil sentar e se manter focado por um longo tempo. Mas é um processo gradual e quando você menos esperar vai conseguir ter experiências que nunca imaginou.

 

Exercício de concentração

Procure um cômodo em sua casa que seja silencioso e onde você não seja perturbado.

Sente-se em uma almofada em posição de lótus ou com as pernas cruzadas, com a coluna ereta. Se você tiver problemas de coluna pode se sentar em uma cadeira, mas lembre-se de manter a coluna ereta e não se apoie no encosto.

Respire algumas vezes conscientemente e profundamente e faça o seguinte exercício orientado por Sri Chinmoy.

Cavando um buraco: Coloque-se bem em frente a uma parede e ponha um ponto nela, bem ao nível do seu terceiro olho (o centro espiritual entre as sobrancelhas). Deverá ser um ponto preto; você não deve usar nenhuma outra cor. Então olhe para o ponto. Primeiro, olhe com os olhos bem abertos e então, gradualmente, gradualmente, feche os olhos, mas não totalmente. Tente ver o ponto preto com a menor visão dos seus olhos humanos. Faça seus olhos tão grandes quanto possível e depois, imediatamente, tente fazê-los tão pequenos quanto possível, de modo que sua visão seja quase nenhuma. Então faça isso novamente.

Após conseguir fazê-lo, mantenha seus olhos abertos e tente sentir que você está cavando um buraco na parede e, entrando nele. Aumente a sua necessidade de atravessar a parede. Em alguns minutos, verá que o seu corpo está aqui, mas alguma parte sua atravessou a parede para o outro lado. O seu poder de concentração levou você para o outro lado da parede. Sinta que deste lado da parede está o corpo e do outro lado está o poder-alma. Então, a partir do seu corpo você olha para a sua alma e, da sua alma, você olha para o seu corpo. Deixe o corpo ver a capacidade da alma e deixe a alma ver a avidez do corpo em se tornar um com ela. Se puder fazer esse exercício, seu poder de concentração irá aumentar imensamente e muito rapidamente.

Do livro 101 técnicas de meditação

 

Além da Concentração

Concentração é a flecha

Meditação é o arco

Quando você se concentra, você foca toda sua energia no fenômeno escolhido, a fim de desvendar seus mistérios. Quando você medita, você se eleva para uma consciência mais elevada.

Concentração quer penetrar no objeto da concentração. Meditação quer viver na vastidão do silêncio.

Na concentração, você se esforça para trazer a consciência do objeto diretamente para sua consciência. Na meditação, você eleva sua consciência limitada a um domínio maior e mais amplo.

Se você quer aperfeiçoar suas faculdades, se concentre. Se você quiser perder a si próprio, medite.

  • Sri Chinmoy

 

Cursos gratuitos de meditação

Se você está procurando algum curso de meditação em Niterói ou no Rio de Janeiro basta acessa a página aqui no site sobre cursos. Lá tem os telefones dos organizadores que irão lhe fornecer todas as informações sobre o próximo curso. Se você é de outra cidade, não se preocupe. Ligue para um dos telefones e veja a possibilidade de algum palestrante ir em sua cidade.

Você pode está se perguntando o porque do curso ser totalmente gratuito. E a resposta é simples. No passado, assim como vocês, estávamos buscando por paz, alegria, felicidade,etc. E alguém se disponibilizou para nos ensinar os segredos da vida interior. Hoje nós retribuímos =).

 

 

Páginas relacionadas