Select Page

Como se concentrar

Exercícios e técnicas de concentração


“A concentração é a vontade dinâmica da mente que opera na nossa existência, para que aceitemos a luz e rejeitemos a escuridão.” – Sri Chinmoy

concentracao

Como se concentrar – técnicas

Por Patanga Cordeiro

Nos cursos de meditação que oferecemos, uma das principais dificuldades dos alunos (e professores também, vocês podem ter certeza) é aprender como se concentrar bem. Quando a nossa mente fica um momento sem uma atividade ela parece ter a capacidade milagrosa de desenterrar algo do passado ou tecer alguma fantasia sobre o futuro, né?

Aí entra a concentração: usar a nossa força de vontade integral para silenciar de vez a mente e permitir apenas a mais profunda paz e serenidade habitar nosso corpo. Nesses momentos onde conseguimos nos concentrar é que a meditação pode acontecer.

Com a meditação, diversos efeitos podem acontecer: desde melhora na atenção e concentração até um despertar interior e uma autodescoberta.

O que é concentração

Concentração significa vigilância e atenção interior. Há ladrões à nossa volta e dentro de nós. Medo, dúvida, preocupação e ansiedade são ladrões interiores que estão tentando roubar o nosso equilíbrio interior e a nossa paz de espírito. Quando aprendemos a nos concentrar, fica muito difícil para essas forças entrarem em nós. Se a dúvida entrar na nossa mente, o poder da concentração irá rasgá-la em pedaços. Se o medo entrar na nossa mente, o poder da concentração o afugentará. Hoje somos vítimas de pensamentos sombrios, obscuros, destrutivos, mas chegará um dia em que, por causa da nossa concentração, os pensamentos incômodos terão medo de nós.

A concentração é a vontade dinâmica da mente que opera na nossa existência para que aceitemos a luz e rejeitemos a escuridão. Ela é como uma guerreira divina dentro de nós. O que a concentração pode fazer na nossa vida de aspiração é inimaginável. Ela pode facilmente separar o inferno do Paraíso, para que possamos viver no constante deleite do Céu, e não nas preocupações, ansiedades e torturas perpétuas do inferno enquanto estamos aqui na Terra.

A concentração é a maneira mais segura de alcançar o nosso objetivo, seja ele a realização-Deus ou a mera satisfação dos desejos mundanos. Um aspirante verdadeiro mais cedo ou mais tarde obterá o poder da concentração, seja pela Graça de Deus, pela prática constante ou pela própria aspiração.

Hoje você pode ser um principiante na vida espiritual, mas não sinta que será um iniciante para sempre. Em algum momento, todos foram iniciantes. Se praticar concentração e meditação diariamente, se for sincero de verdade na sua busca espiritual, então é certo que fará progresso. O importante é não desanimar. A realização-Deus não acontece da noite para o dia. Se você meditar com regularidade e devoção, se puder clamar por Deus como uma criança que chora pela mãe dela, então não vai precisar correr até a meta. A meta virá e se colocará diante de você, considerando-o como uma parte dela mesma.

Sri Chinmoy, do livro Meditação

musica para concentrar

Como se concentrar no coração

No texto abaixo, vemos a importância de usar um instrumento mais perfeito do que a mente para saber como se concentrar de maneira ideal. Usar a mente apenas para se concentrar é como tentar limpar uma superfície com um pano que não está limpo. Será bem mais difícil.

Já se concentrar no coração é como usar a água pura – a própria fonte da limpeza – porque o coração espiritual (não falamos do órgão físico) está muito próximo da alma e seu poder ilimitado de concentração.

 

Vídeo: concentração no terceiro olho, coração e coroa

Play video

O amor divino é a maneira mais rápida para se realizar o Altíssimo. A mente já cumpriu o seu papel. Agora o mundo clama pelo tesouro do coração, que é o amor. Trilhando o caminho do coração, descobre-se que nas profundezas do coração habita a alma. É verdade, a luz da alma permeia todo o corpo, mas há um lugar onde ela reside a maior parte do tempo, e esse é o coração. O coração espiritual fica no meio do peito. Para estabelecer um livre acesso à alma, é necessário concentrar a atenção – a concentração – no coração. Ele é o centro de amor puro e unicidade.

O coração espiritual é alcançado através da concentração e meditação. Para isso, todos os dias, concentre-se por alguns minutos em seu coração e em nenhum outro lugar. É preciso sentir que você não possui uma cabeça, pernas ou braços; você tem apenas o coração. Vivendo na mente, sua existência pode parecer vazia e árida como o pó. Mas quando você permanece no coração, a vida pode ser transformada em um mar de puro amor e felicidade. Se puder manter sua consciência no coração, gradualmente começará a experimentar um sentimento espontâneo de unicidade. Cultivando o solo espiritual que é o coração, lá você verá brotar amor espontâneo por Deus e unicidade espontânea com a Sua criação.

Sri Chinmoy, As Asas da Alegria

Exercícios para aprender como se concentrar bem

Por Sri Chinmoy, do livro 101 Técnicas de Meditação


A ponta do seu polegar: Concentre-se em apenas um objeto. Para se concentrar na ponta do seu polegar, imagine que a única posse que você tem é o polegar. O resto do corpo não pertence a você – apenas o polegar. Se quiser se concentrar na ponta do seu nariz, sinta que você é possuidor apenas dele; você não possui os seus olhos, orelhas, boca ou membros. Se começar a pensar em alguma outra coisa, sinta que está entrando num território desconhecido. Dessa maneira, desenvolverá o seu poder de concentração.

Você tem a liberdade de escolher qualquer parte do seu corpo para se concentrar, mas tente usar alguma parte que você sinta como muito própria. E não se concentre no seu braço, mão ou perna. Pegue uma parte bem pequena do seu corpo – o olho ou o nariz ou a ponta de um dedo. Quanto menor, melhor para a concentração.


A menor coisa: Quando quiser adquirir o poder de concentração, identifique-se com a menor coisa possível. Apenas assim, você se tornará todo-poderoso. Deus é todo-poderoso, não porque Ele é a própria vastidão, mas porque Ele está dentro da formiga e também do elefante. Deus é todo-poderoso porque Ele pode ser ambos, elefante e formiga. Ele é o Infinito e Ele é o finito. Apenas porque Ele é finito e Infinito ao mesmo tempo, Ele é Onipotente.


A chama interior. Antes de meditar, tente imaginar uma chama dentro do seu coração. Hoje a chama pode ser minúscula e trêmula. Talvez ela não seja forte. Um dia, porém, com certeza ela vai ficar muito poderosa e iluminadora. Tente imaginar que essa chama está iluminando a sua mente. No começo, talvez você não consiga se concentrar de modo satisfatório, porque a mente não está focalizada. Ela está o tempo todo pensando em várias coisas e se tornou uma vítima de pensamentos indesejáveis. A mente não possui a iluminação correta, e por isso imagine uma bela chama dentro do seu coração, iluminando-o. Leve essa chama iluminadora até a sua mente. Aos poucos, você verá um feixe de luz dentro da mente. Quando a sua mente começar a ficar iluminada, será muito, muito fácil concentrar-se por um tempo bastante longo, e também com mais profundidade.


O som das batidas do seu coração: Se quiser ouvir o som das batidas do seu coração, será muito bem. Se postar suas mãos no topo do seu coração, você sentirá suas batidas. Então, após desenvolver o poder de concentração, poderá se concentrar nas batidas do seu coração, em qualquer parte do seu corpo. Se sua mente o estiver incomodando, poderá trazer o martelo – batida do coração – para lá, empurrar a mente e assim, ficará bem.


O ponto preto na parede

Cavando um buraco: Coloque-se bem em frente a uma parede e ponha um ponto nela, bem ao nível do seu terceiro olho (o centro espiritual entre as sobrancelhas). Deverá ser um ponto preto; você não deve usar nenhuma outra cor. Então olhe para o ponto. Primeiro, olhe com os olhos bem abertos e então, gradualmente, gradualmente, feche os olhos, mas não totalmente. Tente ver o ponto preto com a menor visão dos seus olhos humanos. Faça seus olhos tão grandes quanto possível e depois, imediatamente, tente fazê-los tão pequenos quanto possível, de modo que sua visão seja quase nenhuma. Então faça isso novamente.

Após conseguir fazê-lo, mantenha seus olhos abertos e tente sentir que você está cavando um buraco na parede e, entrando nele. Aumente a sua necessidade de atravessar a parede. Em alguns minutos, verá que o seu corpo está aqui mas, alguma parte sua atravessou a parede para o outro lado. O seu poder de concentração levou você para o outro lado da parede. Sinta que deste lado da parede está o corpo e do outro lado está o poder-alma. Então, a partir do seu corpo você olha para a sua alma e, da sua alma, você olha para o seu corpo. Deixe o corpo ver a capacidade da alma e deixe a alma ver a avidez do corpo em se tornar um com ela. Se puder fazer esse exercício, seu poder de concentração irá aumentar imensamente e muito rapidamente.

concentrar a mente num ponto

Concentração ou meditação?

Por Sri Chinmoy, do livro Meditação

Para um iniciante, é melhor começar com a concentração. De outra maneira, no momento em que tentar deixar a sua mente calma e vazia, milhões de pensamentos perturbadores virão e você não será capaz de meditar nem mesmo por um segundo. Ao se concentrar, você vai enfrentar os pensamentos impróprios que estão tentando entrar. No começo, portanto, apenas pratique a concentração por alguns minutos. Depois de algumas semanas ou meses, você pode tentar a meditação.

Como regra geral, buscadores que estão no início da vida espiritual deveriam começar com a concentração, pelo menos durante alguns meses. Uma vez que tenham aprendido a se concentrar, a meditação ficará fácil. Entretanto, mesmo que você seja capaz de meditar, é uma boa ideia concentrar-se por alguns minutos antes de começar sua meditação diária. Ao se concentrar, será como um atleta que retira os obstáculos da pista antes de começar a correr. Uma vez que a pista esteja livre, você poderá correr bem rápido. Nessa hora, você será como um trem expresso interior que para somente no ponto final.

Música para se concentrar

Nesta página dedicamos algumas palavras sobre o uso da música para aprender como se concentrar melhor.

Como se concentrar

Se quiserem ler mais sobre concentração e como se concentrar, vejam estas páginas dos nossos sites irmãos.

Também há umas dicas para aumentar a concentração.

 

Páginas relacionadas