Select Page

Benefícios da meditação

Os benefícios da meditação são diversos. Uma das coisas mais importantes que ela faz por nós é tornar nossa vida natural e espontânea, tão natural e espontânea que não podemos nem mesmo tomar um fôlego sem lembrar da nossa fonte de beleza e perfeição.

 

Um benefício da meditação

por Patanga Cordeiro

Ontem à noite eu tive uma boa meditação – algo que não acontece todos os dias. Mas hoje acordei me sentindo cansado, como se tivesse ficado doente. Meditei um pouco e voltei para a cama. Eu queria me levantar e aproveitar o dia, mas o corpo tinha muita inércia.

De qualquer forma, as conversas e experiências que tive ontem após a meditação em grupo ressoavam na minha cabeça. Isso me inspirou a escrever para vocês um pouco sobre quais os benefícios da meditação?

Não se preocupe se não conseguir, no começo, meditar bem. Mesmo na vida exterior, só Deus sabe quantos anos são necessários para se tornar bom em alguma coisa. Um grande pianista achará graça ao se lembrar de sua habilidade nas primeiras tentativas ao piano. Foi por meio de progresso gradual que ele alcançou sua atual mestria musical. Também na vida espiritual você pode achar difícil meditar no começo, porém saiba que a sua capacidade aumentará gradualmente.

Mas os benefícios da meditação você sentirá desde o princípio. Ao experimentar mesmo uma só gota de água do mar, sentimos seu gosto salgado. Igualmente, em nossa meditação, se pudermos provar uma gota d’água do mar de paz, certamente experimentaremos paz em nossas vidas.

Sri Chinmoy, as Asas da Alegria

No little friend

 

There is no little friend.

An iota of faith

Energises my entire being.

A small fraction of love

Elevates my whole existence

To Heaven.

An insignificant portion of surrender

Makes me one,

Inseparably one,

With Infinity.

Sri Chinmoy, The Dance of Life

beneficio meditacao

Quais os benefícios da meditação?

 

Benefícios da meditação – mudança espontânea

A meditação pode nos auxiliar a mudar coisas. De repente, vemos que deixamos de fazer algo que não era bom para nós, ou passamos a fazer algo que nos traz benefícios. Naturalmente, a nossa vida muda para melhor.

 

Benefícios da meditação – mudança a partir de dentro

Todavia, às vezes não queremos mudar, mas a meditação nos faz mudar. Como? Ao nos abrirmos para uma luz mais elevada que há dentro de nós, o nosso ponto de vista sobre cada coisa também se transforma. O que ontem era desejável, hoje pode ser algo desprezível, e vice versa. Há diversas histórias de pessoas que eram muito ricas, ou famosas, ou pobres, etc, e largaram tudo com o intuito de buscar mais satisfação na vida. Isso quer dizer que, o que antes era tudo, passou a ser nada. Foi uma escolha voluntária. Mas a mudança verdadeira, que foi a mudança interior, veio antes de a mente se decidir, e essa mudança se operou através da oração, meditação ou da graça divina.

 

Benefícios da meditação – simplesmente uma experiência

E ainda há as coisas que simplesmente acontecem e nem sabemos se possui uma razão interior. Apenas encaramos elas como experiências e tentamos observar e aprender com elas. É como o eu acordar me sentindo mal hoje. Se tivesse acordado bem, não estaria escrevendo isso para a gente hoje. E mais: eu nem queria ir para o trabalho hoje, mas fui mesmo assim e, no meio da tarde, fomos dispensados com três horas de antecedência. Quem disse que não há Alguém olhando por nós todo o tempo? Ele é a mesma Pessoa que nos inspirou a orar e meditar – a abrir os olhos e olhar para os lados após muitos anos de escuridão e inércia.

Esses são alguns dos benefícios da meditação.

Por que meditar?

Se quiser ler mais sobre por que meditar, veja a página benefícios da meditação no site de SP.

Páginas relacionadas