Select Page

Yoga e a vida material

Por Sri Chinmoy, do livro Meditação, Yoga e a Arte de Viver: a Aventura da Vida

 

Um místico pode viver na terra de forma segura e firme, como um barco na água. O barco está na água, mas não é afetado pela água.

 

O tesouro infinito

O Yoga nos auxilia no nosso dia a dia. Na verdade, o Yoga é aquilo que pode ser o auxílio supremo na nossa vida cotidiana. Nossa vida humana está repleta de dúvida, medo e frustração. O Yoga nos auxilia a substituir o medo pela coragem invencível, a dúvida pela certeza absoluta e a frustração por realizações douradas.

 

Pergunta: Que resposta você daria a uma pessoa que perguntasse “Como a vida espiritual beneficiaria uma pessoa comum, uma pessoa que esteja mais preocupada em ganhar o pão e sustentar sua vida?”

Sri Chinmoy: Se a pessoa está mais preocupada em ganhar o seu pão, isso quer dizer que precisa de poder-dinheiro. Se tiver dinheiro, poderá comprar o pão. E o que nos ajuda a ganhar dinheiro? É a energia, o trabalho, a força e o esforço. Todas essas coisas vêm de dentro. Se uma pessoa tiver uma vida espiritual, ela ficará repleta de energia. A vida espiritual pode inspirar pessoas em todos os âmbitos da vida; ela pode ajudar qualquer um na Terra. A espiritualidade, no sentido estrito da palavra, existe para a realização-Deus. No entanto, se alguém não quiser ir tão longe, se quiser apenas um pouco de progresso na vida material para que se torne próspero, essa pessoa poderá utilizar a oração. A oração é uma forma de espiritualidade; a meditação também. Sua oração e meditação o ajudarão a obter mais dinheiro e se tornar mais próspero. Mas essa não é a verdadeira meta da vida espiritual. A meta da vida espiritual é obter o tesouro infinito, a infinita Luz do Supremo, que está sempre a nosso dispor. Porém, se pessoas mundanas praticarem a oração e a meditação, as coisas que desejam não serão levadas embora. Pelo contrário, elas as obterão em medida abundante.

 

Pergunta: Seria possível me esforçar por riqueza material na minha vida material e ainda assim manter a paz na minha vida interior?

Sri Chinmoy: Certamente. Mas saibamos de quanta riqueza material precisamos. Ela deve estar de acordo com as nossas necessidades. Se quisermos nos tornar a pessoa mais rica na Terra, poderemos orar e meditar por isso. Contudo, precisamos saber para onde essa oração estará nos levando. Se nos tornarmos os homens mais ricos do mundo através das nossas orações, ficaremos felizes? A nossa oração e meditação nos dizem apenas uma coisa: Deus é todo Alegria. Se orarmos a Deus para que faça de nós as pessoas mais ricas da Terra, Deus poderá ouvir a nossa prece. Mas a felicidade é algo completamente diferente. Neste mundo, quando Deus nos confere poder material, vemos que esse poder-dinheiro não é do que realmente necessitamos. Poder-amor, poder-unicidade é do que precisamos.

Se nos tornarmos os homens mais ricos do mundo através das nossas orações, ficaremos felizes?

Podemos até ser milionários, bilionários, mas quando vemos que as pessoas não nos amam, nossos corações se partem. Como pedintes, mendigaremos o amor dos outros. Contudo, o nosso poder material, o poder-dinheiro, não conquistará o amor dos outros. Apenas o nosso poder-amor, nosso poder-unicidade, será capaz de conquistar o seu amor. Assim, ao orarmos a Deus, que peçamos apenas uma coisa: “Seja feita a Vossa Vontade.” Se for a Vontade de Deus tornar um indivíduo a pessoa mais rica, Deus o fará. Se a Vontade de Deus for outra, então Deus agirá de forma diferente. Podemos orar a Deus por poder material, mas temos de ser sinceros à nossa causa. Queremos felicidade verdadeira na vida? Se queremos felicidade real na vida, temos de saber que o poder material pode ser um obstáculo à nossa descoberta-Deus.

 

Pergunta: Eu gostaria francamente de saber o que a espiritualidade da Índia fez por ela. Como é que, apesar dos seus yogis e santos, ela ainda é um país pobre e atrasado?

Sri Chinmoy: Primeiro de tudo devemos saber o que trouxe essa situação. Na Índia ancestral, a vida material não era renunciada. As pessoas aspiravam pela síntese da Matéria e do Espírito, e até certo ponto elas conseguiram alcançá-la. Mas há um abismo entre esse passado ancestral e o presente.

Em períodos subsequentes da história da Índia, os santos e visionários sentiram que a vida material e a vida espiritual nunca poderão caminhar juntas, que deveriam renunciar a vida exterior para alcançar Deus. Portanto, a vida exterior foi negligenciada. Isso levou a conquistas por estrangeiros e muitos outros problemas. Mesmo hoje, a postura de que a prosperidade e beleza materiais devem ser negadas é muito comum na Índia. Isso explica muito da sua pobreza continuada.

Mas hoje em dia há gigantes espirituais na Índia que sentem que Deus deve ser realizado na Sua totalidade, que o Criador e a criação são inseparáveis. Eles advogam a aceitação da vida, a necessidade verdadeira de progresso e perfeição em todas as esferas da existência humana. Essa nova abordagem é amplamente aceita na Índia moderna.

A Índia pode estar empobrecida hoje, mas ela progredirá rapidamente através da sua nova percepção e nova aspiração. Ela não apenas tem a magnanimidade do coração, como também o poder de trazer a força da sua alma à tona e utilizá-la para resolver todos os seus problemas.

 

Pergunta: Muitas pessoas acordam de manhã, engolem um café da manhã rápido e saem de casa correndo para o metrô, para trabalhar e ficar completamente envolvidas na sobrevivência no dia a dia. Antes do fim do dia é bem difícil sentar-se e ter uma abordagem espiritual do que acontece, pois é preciso estar lá fora, correndo. É preciso ter um emprego. Há alguma maneira de integrar a vida espiritual com a parte econômica?

Sri Chinmoy: A nossa filosofia é a filosofia da sabedoria: primeiro o mais importante. A maior parte dos seres humanos não tem paz, paz de espírito. Eles entram na correria do dia a dia pela manhã e, durante o dia, não sentem uma gota de paz. Mas nós sentimos que, se fizermos primeiro as coisas mais importantes, estaremos sendo sábios. De manhã cedo, se orarmos a Deus por ao menos alguns minutos, estaremos fazendo a coisa mais importante primeiro.

Agora sentimos que é o poder-dinheiro, a riqueza material, aquilo que nos trará satisfação. Mas não é o poder material, mas sim o poder interior, o poder espiritual que nos trará verdadeira satisfação. Se Deus, o Pai Todo Poderoso, estiver satisfeito conosco, Ele nos dará paz de espírito. Uma vez que tenhamos paz de espírito, não importa onde formos e que atividades façamos, teremos um sentimento de satisfação. Hoje a satisfação está muito distante. Mas se orarmos a Deus de manhã cedo, teremos um pouco de paz de espírito. Essa paz de espírito é certamente satisfação verdadeira na vida.

 

A jornada do desejo até a aspiração

Muitas vezes sentimos no dia a dia que o desejo é uma coisa e que Deus é outra. O desejo, dizemos, é ruim na vida espiritual, pois quando desejamos algo, sentimos que aquilo que queremos é o próprio objeto. É verdade que apenas através da aspiração é que podemos realizar Deus, mas Deus reside no nosso desejo assim como na nossa aspiração. Quando percebemos que o desejo também existe em Deus, essa é a nossa primeira iluminação.

Nossa jornada terrena começa com o desejo. Na vida comum, não conseguimos viver sem ele. Mas se sentimos que não estamos prontos para a vida espiritual porque temos muitos desejos, então nunca estaremos prontos para a vida espiritual. Temos de começar nossa jornada espiritual aqui e agora, enquanto ainda trilhamos o caminho do desejo.

Observemos o caminho do desejo como um objeto e sintamos o Alento de Deus dentro dele. Lenta e infalivelmente, o Alento de Deus surgirá e transformará o nosso desejo em aspiração. Se fizermos isso com a aspiração também, sentiremos que a nossa aspiração e a existência terrena nunca poderão ser separados.

Há dois tipos de homem na Terra que não possuem desejos: aqueles que têm almas libertas e aqueles que têm almas inertes, sem vida, enfadonhas. As almas libertas se libertaram do apego, limitações e imperfeições. Eles vivem livres da ignorância e se tornaram um com suas almas na iluminação transcendental. Todavia, alguns seres humanos não querem nada da vida. Eles somente chafurdam nos prazeres da inércia e letargia, sem aspiração para qualquer coisa. Eles nunca, nunca terão iluminação.

 

Você precisa começar

Certa vez, um jovem perguntou ao grande herói espiritual Swami Vivekananda como ele poderia realizar Deus. Vivekananda respondeu: “De agora em diante, comece a contar mentiras.” O jovem disse: “Você quer que eu conte mentiras? Como poderei realizar Deus? É contra os princípios espirituais.” Mas Vivekananda disse: “Eu sei mais do que você. Compreendo em que nível você está. Você não mexe uma palha; é um inútil, praticamente morto para a vida comum, tanto mais para a vida espiritual. Se começar a contar mentiras, as pessoas irão atacá-lo, e você terá de exercer a sua própria personalidade. Primeiro você precisa desenvolver a sua própria individualidade e personalidade. Chegará então o dia em que terá de entregar a sua individualidade e personalidade à Sabedoria divina, à Luz e ao Deleite infinitos. Mas primeiro você deve começar a sua jornada.”

Há algumas pessoas desequilibradas que sentem que realizarão Deus caminhando pelas ruas como vadios ou torturando seus corpos e permanecendo fracos. Eles encaram a fraqueza física como um precursor da realização-Deus. O grande Senhor Buddha tentou o caminho da mortificação, mas chegou à conclusão de que o caminho médio sem extremos é o melhor. Temos de ser normais; é preciso ser saudável no dia a dia. A aspiração não é algo sem relação com o nosso corpo físico. A aspiração do nosso coração e o nosso corpo físico caminham juntos. A aspiração física e a aspiração psíquica podem e devem correr juntas.

Desejo é ansiedade. Essa ansiedade encontra satisfação apenas ao se firmar num apego sólido. Aspiração é serenidade. Essa serenidade encontra satisfação apenas quando é capaz de se expressar através do desapego onisciente e tudo-amoroso.