Select Page

Por Adriano Passini

Atualmente a palavra yoga está muito difundida em nossa sociedade, porém, as vezes me pergunto se o verdadeiro significado dessa palavra é compreendido. A palavra yoga significa união com Deus, é uma palavra proveniente do sânscrito, uma língua antiga da Índia. De acordo com Sri Chinmoy, essa união, acrescida da aspiração, disciplina, dedicação e outras muitas qualidades da vida espiritual, levarão o buscador a comunhão completa com Deus, ou como preferir, iluminação ou Deus-realização, termo muito utilizado por Sri Chinmoy.

Existem vários tipos de Yoga, dentre elas as mais famosas são: Karma yoga, que é o serviço dedicado à Deus, Bhakti yoga, que é a devoção à Deus, e Jnana yoga, que é a yoga do conhecimento. Segundo Sri Chinmoy, Sri Aurobindo, que foi o seu mestre espiritual, uniu esses tipos de yoga e criou a Integral yoga, que em resumo, seria a prática de todas essas yogas como um método mais rápido e eficiente para se alcançar a união com Deus.

Mas a yoga mais praticada que tanto ouvimos falar é a Hatha yoga, que nada mais é que uma preparação para a meditação. Hatha yoga são uma série de técnicas de concentração, respiração e exercícios físicos. No caminho de Sri Chinmoy, nós não estudamos este tipo de yoga, não que ele não seja adequado, longe disso, mas porque nós utilizamos outros tipos de atividade física como parte da nossa disciplina e auto-transcendência, tais como: corrida, natação e ciclismo, normalmente aplicados a eventos de longa distância.

A prática de esportes em nosso caminho, nos leva ao benefício de boa forma física e capacidade de superação de nossos limites, é como se fosse um “convencimento” para a nossa mente, que somos capazes de realizar feitos que nem sonhávamos antes de iniciar a prática da meditação. Isto é, podemos dizer que o meio em que nos preparamos para a meditação compatível com a Hatha yoga são os esportes. Porém, o mais adequado é que o buscador se sinta bem com o que ele faz. Se a Hatha yoga lhe traz bons benefícios, então deve ser praticada.

Segundo Sri Chinmoy, se alguém quer ir além, muito além em medida infinita, se quiser conhecer a verdadeira paz e felicidade, então não será através da atividade física e nem da Hatha yoga. O buscador espiritual deverá rezar e meditar de forma intensa com muita disciplina e superar as dificuldades e as qualidade não-divinas, tais como: medo, ansiedade, impureza, dúvida, orgulho, etc.. Portanto, os esportes e a Hatha yoga serão apenas mecanismos para facilitar esse aprendizado espiritual.