Select Page

Vida após a morte

Textos de Sri Chinmoy, do livro Morte e Reencarnação

 


 

compassion-sri-chinmoy-529x400Vida após a morte

 

     Existe vida após a morte?

 

A vida após a morte é inevitável. Se houvesse apenas uma vida sobre a Terra, seria-nos impossível cumprir aquilo que devemos cumprir. Deus, sendo todo Satisfação, não nos permitirá que fiquemos insatisfeitos. Ele sempre nos deseja verdadeiramente satisfeitos. Em uma só encarnação não conseguimos satisfazer a nossa aspiração, não podemos alcançar o Altíssimo. Portanto, aqui nós temos vida, e depois passamos por um túnel o qual chamamos de morte. Lá descansamos um pouco e então retornamos. Se não houvesse reencarnação, nenhuma alma seria capaz de manifestar a Verdade última. É impossível fazê-lo em uma só encarnação.

 

     Você disse que, de certa forma, o nosso corpo é como uma casca para a nossa alma, e que no tempo certo nosso corpo morre e se desfaz. O que acontece com a alma? O que ela faz? Quão longe vai?

 

A alma nunca morre; ela é o imortal dentro de nós. Quem morre é o corpo. Com a morte, a alma retorna gradualmente para a sua própria região.

Tão logo o corpo falece, o físico entra no mundo físico, o vital entra no mundo vital, a mente entra no mundo mental e o coração entre no mundo psíquico.

A alma retorna então à sua própria região, para um breve descanso. Lá, existem sete mundos superiores, como sete degraus de uma escada espiritual, e sete mundos inferiores. No momento em que a alma deixa o corpo, ela escala um degrau, e então sobe, sobe, sobe, e passa pelos sete degraus de consciência dos sete mundos superiores. Finalmente, ela adentra o mar de imensa paz, e lá descansa. A duração do descanso depende da alma em questão. Algumas almas retornam ao mundo após seis, dez ou doze anos. Quanto mais avançada for a alma, mais tempo leva para retornar. No caso de uma alma comum que não foi capaz de manifestar ou oferecer significativamente à Terra, ela geralmente retorna da região da alma em seis anos. Mas, caso a alma seja muito avançada, como é no caso dos Mestres Espirituais, ela virá apenas uma vez a cada trezentos ou quatrocentos anos. Ainda assim, se for a Vontade do Supremo, mesmo uma pessoa espiritual bastante avançada pode ser fadada a retornar após quinze ou vinte anos.

Antes de voltar para o mundo da manifestação, a alma procura o Senhor Supremo para uma entrevista. Eles têm uma conversa de coração-a-coração. A alma conta o quanto ela realizou em sua encarnação passada e o Supremo lhe diz o quanto ela deve realizar em sua próxima encarnação. Ao dizer a ela o que fazer, o Supremo fornece à alma o poder e luz necessários.

Cada vez que a alma vem abaixo, para o mundo, como um soldado divino ela entra no campo de batalha da vida e luta contra dúvida, obscuridade, ignorância, imperfeição, limitações, preocupações e outros defeitos. Ela busca revelar a sua própria divindade interior e estabelecer a Verdade divina na Terra na medida da sua capacidade. E, então, ao final de sua jornada em uma certa encarnação, ela retorna para a sua própria região. Quando a hora do retorno chega, ela avisa o Supremo sobre o que pretende fazer, e o Supremo sanciona ou desaprova o seu plano. Às vezes, a alma não possui absoluta clareza em seu julgamento e, então, o Supremo entorna sobre ela luz abundante.

 

 

     O que acontece com o vital na hora da morte?

 

Existem dois vitais. Um é o vital físico, o vital que está no físico. O outro é o vital central, o qual não pertence ao físico. Ele não se identifica com o físico, sendo completamente separado. Quando a alma deixa o corpo, o ser humano se decompõe em seus cinco elementos. O vital central segue para o envoltório vital. A mente permanece por um curto período com o vital, alguns dias ou meses, e então retorna para o nível da mente, para o envoltório mental. A alma fica no envoltório vital por dois meses, seis meses ou mesmo alguns anos, algo que depende de cada alma. Depois, ela segue para o mundo mental, e de lá para o mundo psíquico.

Enquanto o vital estiver no envoltório vital, ele poderá sofrer consideravelmente. Se o vital for obscuro e impuro, ele será torturado de maneira absolutamente impiedosa. Quando nosso terceiro olho está aberto, vemos que nenhuma punição humana pode ser tão severa ou tão cruel quanto a punição vital. Todavia, se o vital aspirou da sua própria maneira para se tornar um com a alma, se o vital escutou a alma enquanto o buscador estava na Terra, ele não sofrerá na região do vital. Caso o indivíduo seja espiritualmente avançado, ele praticamente nada sofre, pois conhece os caminhos daquele reino. Se um Mestre espiritual intervier, este poderá muito rapidamente levar uma alma para os outros mundos interiores. O mais rápido que um Mestre espiritual pode fazer isso é em dezenove dias.

Dentro do próprio vital existem mundos superiores e mundos inferiores. Na Terra nós temos países, mas lá eles são chamados de mundos. Aqui, dizemos que alguns países são maus e outros países são bons. Todos os mundos interiores, excetuando o vital, são bons, apesar de alguns serem mais elevados do que os outros. No vital, alguns mundos já não são bons. Quanto mais a alma se eleva acima do vital inferior, subindo para o vital elevado e em direção aos mundos psíquicos, melhor para ela. Nos mundos interiores elevados, as almas são tratadas de forma melhor e mais bem nutridas. Tudo é melhor.

 

 

     As circunstâncias em que uma pessoa morre determinam para onde vai após deixar o corpo?

 

Isso depende principalmente da consciência do indivíduo, a qual é composta das realizações acumuladas gradualmente durante toda a sua vida. Os meus bons discípulos irão imediatamente para um plano muito elevado se pensarem em mim na hora da morte. Se uma mãe é morta enquanto protege sua criança, sua alma vai para um mundo elevado. Quando um soldado morre defendendo o seu país enquanto este é atacado, ele irá para um mundo elevado.

Na Índia, havia uma época em que as esposas atiravam-se na pira funerária de seus maridos. As pessoas podem dizer que isso é suicídio, e certamente o é. Mas, nesses casos, as esposas não iam para os mundos inferiores inconscientes, lugares para onde as pessoas que cometem suicídio normalmente vão. Essas esposas tinham tremendo amor, devoção e unicidade com seus maridos, e Deus abençoou suas qualidades divinas e lhes concedeu a Graça de que fossem para mundos os quais teriam alcançado somente com base no desenvolvimento de suas almas.

Contudo, algumas esposas foram forçadas a fazer isso pela lei. Fizeram por medo, por necessidade, e não por um sentimento de amor ou unicidade. Para elas também, o tratamento no mundo interior não foi o mesmo daquelas que cometeram suicídio deliberadamente. Elas também foram para seus respectivos lugares, de acordo com o nível das suas almas. Mas aquelas que entregaram suas vidas em alegria e unicidade evidentemente criaram uma forte conexão com seus esposos, a qual será mantida em vidas futuras.

 

 

     Quando vamos para o outro mundo depois de deixarmos o corpo, lá existem formas ou tudo é amorfo?

 

Quando alguém morre, se a alma deseja ver seus familiares que ainda estão na Terra, a alma normalmente toma a forma que tinha na Terra para que os familiares possam reconhecê-lo. Todavia, grandes Mestres espirituais podem reconhecer a alma, independentemente da forma que esta tome. Mesmo caso a alma se mostre como um pilar de luz, o Mestre pode usar o seu terceiro olho e reconhecê-la imediatamente.

 

 

     O que acontecerá com as almas que não mais trabalham na Terra? Elas lotarão os outros mundos algum dia?

 

Existe muito espaço nos outros mundos. Lá, tratamos com a Infinidade.

 

 

     O que acontece com a alma de um animal após deixar o corpo?

 

Ela tem o seu próprio mundo. Cada alma tem a sua própria capacidade. A alma de um santo não irá para o mesmo lugar que a alma de um ladrão. O santo irá para um lugar muito mais elevado. Tudo depende da consciência que a alma revelou aqui na Terra. Assim, animais vão para um mundo adequado a eles. Não irão para um mundo onde as almas são altamente desenvolvidas.

 

 

     Enquanto estamos vivos, as nossas almas deixam o corpo, mesmo que por um segundo?

 

Por alguns segundos durante o dia a alma pode sair, mas a consciência da alma permanece no corpo em tais momentos. Este é o seu quarto e toda a sua vibração está aqui. Tão logo alguém chegue, essa pessoa sentirá imediatamente a sua vibração. Mas, se você sair e não voltar mais, então não haverá nada aqui. Se a alma permanecer afastada, então o seu próprio corpo se torna estranho; o próprio quarto é estranho a ela. Mas quando a questão é a morte, o corpo, como uma gaiola, é partido. E qual a utilidade de se permanecer em uma gaiola quebrada?

 

 

     Disseram-me que ver as lágrimas dos familiares e amigos traz grande alegria para a alma no momento da sua partida. É verdade?

 

Em geral, existem três tipos de almas humanas: primeiro, existem aquelas que chamamos de mundanas, não-iluminadas; depois, as almas boas, mas comuns; e, ainda, as almas grandiosas, extraordinárias. Quando uma pessoa comum morre, olha por todo o lado para ver se os seus entes próximos e queridos estão chorando por ela. Se vê que ninguém chora, ela sente um aperto no coração e diz a si mesma: “A minha vida toda eu os ajudei de várias maneiras. Agora vejam essa ingratidão!” Essas almas comuns estão tão apegadas aos seus entes queridos e à Terra que ficam entristecidas se, naquele último momento, os entes queridos não reconhecem o amor e sacrifício prestados. Existem ainda algumas almas não-iluminadas que tomam uma postura maliciosa se os familiares não lamentam pela sua morte e, após deixarem o corpo, retornam em uma forma incorpórea para assustar os entes queridos. Se existem crianças na família, o falecido pode tomar uma forma das mais feias e aparecer diante das crianças para assustá-las.

O segundo tipo de pessoa foi boa, doce e extremamente prestativa aos membros de sua família, e quando pensa que está prestes a morrer ela sente que deveria existir um laço de afeição e apego que dure para sempre. Esse tipo de pessoa não quer deixar o palco-Terra. Pensa que apenas o apego pode manter a conexão entre este mundo e o outro mundo, e, portanto, ela tenta atrair a máxima afeição, simpatia e cuidado dos seus entes queridos. Quando vê que seus entes queridos não demonstram simpatia nem tristeza alguma pela sua partida, ou não estão chorando amargamente, uma tremenda angústia toca a sua existência interior. Ele pensa: “Estou aqui tentando estabelecer algo permanente, mas não recebo ajuda ou cooperação alguma dos membros da minha família.” Mas não é o assim chamado amor humano, nem o apego humano, que pode criar um eterno laço divino entre a alma que parte e as almas que estão no mundo dos viventes. O amor que amarra seres humanos não pode nunca durar; é como uma corda de areia. Somente o amor divino transcende todas as barreiras.

Por fim chegamos às almas grandiosas, e isso quer dizer Mestres espirituais. Quando um Mestre deixa o corpo e vê que seus discípulos estão chorando amargamente pelo seu falecimento, ele sente pesar, porque os discípulos não o reconhecem completamente como um Mestre espiritual. Uma pessoa espiritual, alguém que tenha realizado Deus, vive em todos os planos; a sua consciência permeia todos os mundos. E, se os discípulos choram amargamente pela sua morte, sentindo que não mais o verão, então estarão colocando o seu Mestre na mesma categoria de uma pessoa comum. É como um insulto. O Mestre sabe que aparecerá ante os discípulos que estão orando sinceramente a ele ou que meditam e aspiram sinceramente. Sabe que todo o tempo estará guiando, moldando e modelando os seus discípulos. Sabe que será capaz de entrar em seus discípulos e que eles serão capazes de entrar nele. Naturalmente, se sentirá triste se os discípulos tomarem a postura, “Agora o Mestre se foi e nunca mais ouviremos dele. Nossas orações para ele serão em vão, e portanto é inútil orar. Vamos buscar outro Mestre ou tentar encontrar outro meio de fazer progresso espiritual.” Assim, os Mestres espirituais sentem pesar quando os seus entes mais queridos choram ou derramam lágrimas amargas por eles, ao passo que uma pessoa comum ficaria feliz com o ato.

Sim, por um certo tempo os discípulos podem se sentir tristes por terem perdido o Mestre deles, porque não mais verão o Mestre no corpo físico. Mas a tristeza não deve durar, porque a alegria, o intenso amor e o todo-permeante cuidado da alma devem alcançar os discípulos que sinceramente aceitaram o Mestre como o único piloto de suas vidas.

 

 

     Em algum momento os Mestres espirituais se mostram no corpo sutil após a morte?

 

Na Índia, muitos Mestres espirituais provaram aos seus entes queridos que a morte não é o fim, ao aparecer de forma muito vívida no corpo sutil. Darei a vocês apenas um exemplo. Havia um grande Mestre espiritual chamado Sri Ramakrishna. Quando ele deixou o corpo, a sua esposa se tornou viúva. É costume na Índia que, quando o marido falece, a esposa pare de usar suas jóias e adornos. Mas quando a esposa de Sri Ramakrishna estava retirando as suas jóias, ele apareceu vividamente diante dela e disse: “O que você está fazendo? Você não deveria tirar esses adornos e jóias. Pelo contrário, de agora em diante você deveria usar jóias e braceletes de ouro. Agora sou imortal. Você agora deve usar algo ainda mais belo, significativo e frutífero.” Houve muitos incidentes como esse. Eles só não são registrados.

 

 

     A alma perdura na Terra após a morte, para poder ajudar os seus entes próximos e queridos?

 

Algumas almas não perdem muito tempo e simplesmente vão embora. Esperam por apenas alguns dias para ver se os seus familiares e amigos se importam com elas. Após três ou quatro dias, elas já viram o suficiente.

Todavia, algumas almas sábias permanecem, apesar de serem muito luminosas e poderosas, e procuram auxiliar seus amigos e familiares antes que tenham de entrar no mundo mental. Se podem ajudar os seus entes queridos de alguma forma, elas o fazem. E elas ajudam de muitas formas, inspirando os seus entes queridos. Às vezes aparecem para um amigo ou familiar em um sonho, trazendo alguma luz e oferecendo inspiração. Ou vêm até eles e dizem: “Não há nada duradouro na Terra. Da mesma forma que eu deixei o corpo, você também deixará. O meu tempo se esgotou e agora não posso fazer mais nada por Deus na Terra. Assim sendo, a melhor coisa a se fazer é realizar algo por Deus na Terra. Não desperdice tempo. Faça o máximo que puder.” Antes de deixar o corpo, cada alma sente pena por ter desperdiçado tanto tempo. Todos nós perdemos tempo.

A alma pode também dar respostas às pessoas através da sorte ou de comunicação interior. Ela possui muitas maneiras de ajudar os seus entes próximos e queridos.

 

 

     Por que as pessoas conservam o corpo por algumas horas ou mesmo alguns dias depois que a alma parte?

 

Pode-se dizer que é porque os familiares desejam ver os restos mortais. Eles sentem pesar, pois aquele corpo, aquela pessoa, os amou ou ajudou durante a vida. O pai não vê a alma da mãe durante sua vida, mas sim o corpo e, portanto, é apegado ao físico. Esse é o motivo pelo qual ele deseja manter o corpo por quanto tempo for possível. Quando a alma parte, o corpo é inútil, como uma peça de roupa velha, suja, colocada no cesto de lixo. No caso de uma pessoa comum, depois que deixa o corpo ela paira sobre a casa, jardim ou algum lugar próximo. Deus oferece à alma uma chance de ver se a família realmente se importava com ela, e a alma oferece à família uma chance de demonstrar se esta realmente sentiu a sua morte. Depois de algumas horas, normalmente cerca de onze ou mais, a alma parte e não retorna.

 

 

     Caso um buscador não realize Deus na Terra, poderá a sua alma ver ou realizar Deus após ter deixado o corpo?

 

Cada alma está fadada a ver Deus, pois a alma vem diretamente de Deus. Quando a alma deixa o corpo, ela vai para os mundos vital, mental, psíquico, e finalmente para o mundo próprio das almas. Lá, ela tem um breve descanso. E antes de retornar em sua encarnação seguinte, a alma tem uma entrevista com Deus. A alma deve ficar diante do Supremo e contar o quanto realizou durante sua encarnação anterior. Ela verá as possibilidades para a sua próxima encarnação, fazendo, em seguida, promessas ao Supremo. Os objetivos e ideais que a alma expressa para a sua tarefa no mundo da revelação e manifestação devem ter a aprovação do Supremo. E, às vezes, o próprio Supremo diz a ela: “Espero tal coisa de você. Procure alcançar isso na Terra por Mim.”

A alma que vê Deus e conversa com Ele é como um estranho para nós, pois a maioria de nós nunca viu a alma aqui na Terra. A não ser que tenhamos livre acesso à alma, a não ser que sejamos capazes de ouvir a voz da alma e tentemos escutar aos seus ditames, é simplesmente impossível para nós realizarmos Deus. Depois de deixar o corpo, cada alma vê a Deus do mesmo modo que eu vejo você por estar diante de você. Mas, quando alguém realiza Deus, é completamente diferente. A consciência por completo – a consciência física, a consciência individual – se funde com a Luz e Bem-Aventurança infinitas. Quando lemos livros espirituais ou escutamos outras pessoas, podemos sentir que Deus é nosso. Contudo, unicidade consciente é outra coisa. Quando conscientemente sentimos Deus como nosso, então a cada momento de nossa vida interior, de nossa existência interior, experimentamos paz ilimitada. Exteriormente poderemos estar entusiasmados ou conversando, mas em nossa vida interior seremos um mar de paz, luz e deleite. Quando esse mar de paz, luz e deleite chega até o nosso ser físico, até a nossa consciência física, a divindade dentro de nós pode se manifestar na Terra. No Céu, não podemos manifestar e nem realizar coisa alguma. Se a alma não realiza Deus enquanto está na Terra, presa às correntes do finito, também não poderá fazê-lo quando estiver em seu próprio mundo. A realização pode ser alcançada somente através do físico.

 

 

     Guru, nós o veremos quando deixarmos nossos corpos?

 

Se você é meu verdadeiro discípulo, está fadado a me ver quando deixar o corpo. Isso eu posso lhe assegurar. Se for meu verdadeiro discípulo, não será capaz de morrer sem o meu conhecimento e consentimento. Naquele momento, colocarei-me bem diante de você e o levarei em minha carruagem. Eu o carregarei numa carruagem dourada, prateada ou de bronze. Você verá. Esta é a promessa que os grandes Mestres espirituais fazem: eles levarão as almas de seus discípulos.

 

 

     Veremos você depois que tiver deixado o corpo?

 

Você poderá me ver num sonho, por um ou dois minutos. É muito comum que, ao deixar o corpo, os Mestres espirituais abram o terceiro olho de seus discípulos por alguns minutos.

 

 

     Todas as pessoas o verão no mundo interior após a morte?

 

A região das almas é um lugar grande, muito vasto. A Terra também é um lugar vasto. Se você não tivesse vindo até o meu Centro, eu não o teria visto. No mundo interior, eu me movimento de um lugar para o outro. Mas, sendo o meu verdadeiro quartel-general no lugar onde uma pessoa estiver, então certamente ela me verá. Teremos um grupo de pessoas que realmente me amam e que possuem devoção genuína, e iremos todos residir no mesmo plano. Mas aqueles que não se importam comigo, aqueles que não sabem nada sobre mim e não têm conexão alguma comigo, não me verão, a não ser que seja a Vontade expressa do Supremo. Aquelas pessoas verão a outros, os quais possuem o mesmo nível de desenvolvimento. Elas residirão com aqueles a quem amavam.