Select Page

Verdadeiros e falsos Mestres

Por Sri Chinmoy, do livro Meditação, Yoga e a Arte de Viver: a Aventura da Vida

 

Seguir um Mestre espiritual é como caminhar com alguém que é infinitamente mais forte que você e está sempre pronto a auxiliá-lo e fazê-lo feliz de uma maneira divina.

 

O papel do professor espiritual

Todos têm um Guru, o Guru verdadeiro, que é o Piloto Interior, o Piloto Supremo. Há apenas um Guru, e esse Guru é Deus. O Mestre espiritual é somente um representante de Deus. Quando se é um principiante, talvez não se saiba onde está o verdadeiro Guru, o Guru eterno, justamente porque não se tem um acesso livre e consciente a Ele. Se então alguém auxiliar o buscador a entrar no seu próprio mundo de Divindade e Realidade, o buscador aprenderá ou descobrirá a sua própria Divindade. Esse é o papel do Mestre espiritual, do Guru humano. Mas o verdadeiro Guru está dentro dos mais íntimos recessos de cada coração aspirante.

O professor espiritual é o membro mais velho numa família. Porque ele tem um pouco mais de Paz, Luz e Deleite que os outros, Deus o escolheu para dar a sua pequena Paz, Luz e Deleite aos seus irmãos e irmãs mais novos. Ele sabe que não é o pai. E os irmãos e irmãs mais novos também sabem que ele não é o pai. O pai é outra pessoa. Mas, porque ele é o irmão mais velho, deve saber onde o pai está. O irmão mais velho da família diz aos mais novos: “Venham. Mostrarei a vocês onde o nosso Pai está.” Uma vez que consegue trazer os mais novos ao Pai comum, o seu papel acaba. Eles estarão por conta própria assim que mostrar a eles onde o Pai está.

A espiritualidade não é uma coisa fácil. Se alguém quiser aprendê-la corretamente, será necessário auxílio. Você foi para a faculdade ou universidade para conseguir o seu diploma, e então parou de estudar e começou a sua própria vida.

Se o buscador não buscar auxílio, ele poderá ter dificuldades, ter sérias dúvidas sobre a sua própria vida espiritual, e desistirá. Ele pensará que é impossível praticar a espiritualidade, pois há tantas dúvidas e tantas coisas erradas na sua vida. Mas, se houver um Mestre espiritual, o Mestre sempre o encorajará e o auxiliará.

Por isso é bom ter um Mestre espiritual, ainda que não seja obrigatório. Muitos realizaram Deus sem ter Mestres espirituais. Mas, se tiver um bom Mestre, será ótimo; você tem sorte.

Há diversas formas de saber se um Mestre é genuíno ou não. Se o Mestre diz que será capaz de conceder-lhe realização da noite para o dia, ele é um falso Mestre. Se disser que, caso você lhe pague uma taxa de algumas centenas ou milhares de dólares ele será capaz de auxiliá-lo a entrar num reino de consciência mais elevado e encontrar Paz, Luz e Deleite, então ele é um falso Mestre. Um verdadeiro Mestre dirá ao buscador que ele mesmo não é Deus; ele não é nem mesmo o Guru. Deus é o verdadeiro Mestre. O Mestre humano está apenas servindo a Deus nos buscadores; ele não é o Guru. O verdadeiro Guru é Deus. Se um buscador quiser saber quem é um verdadeiro Mestre, a partir dessas orientações ele poderá distinguir o verdadeiro do falso.

 

Mestre genuíno, buscador genuíno

Muitas vezes as pessoas tentam julgar se um Mestre é perfeito ou não. Mas facilmente elas podem se enganar. Se o Mestre é genuíno – isso é, se o Mestre realizou Deus – o que pode parecer uma fraqueza no Mestre na verdade não os afeta na sua auto-realização.

Contudo, certas fraquezas chamadas de humanas são uma coisa; mas, se o Mestre é indulgente na vida vital inferior, na vida sexual, esse Mestre é muito ruim e você deve deixá-lo. Se não sentir pureza no Mestre, se não enxergar nele a perfeição da vida do vital inferior, da vida emocional, mantenha uma enorme distância dele. Como você conseguiria através dele a perfeição da sua própria vida vital?

 

Pergunta: Como uma pessoa pode reconhecer um Mestre espiritual genuíno?

Sri Chinmoy: Quando você meditar com um Mestre espiritual, se em sua infinita bondade ele quiser lhe mostrar Luz e Paz através dos seus olhos ou através da sua presença espiritual, ele conseguirá. Quando um verdadeiro Mestre espiritual olha para um aspirante genuíno, o aspirante está fadado a sentir algo no Mestre. Uma pessoa Deus-realizada ou um Mestre espiritual não é alguém com asas e uma auréola para identificá-lo. Ele é normal, apesar de que em sua vida ele tem abundante Paz, Luz e Deleite. Se for até um homem espiritual esperando algo diferente de Paz, Luz, Deleite e Poder, você ficará desapontado.

Você também deve saber se é capaz de julgar. Se eu não conheço nada sobre a ciência médica, como julgarei um grande médico? Apenas outro médico será capaz de julgá-lo corretamente. Mas um enfermeiro, que conhece um pouco da ciência médica, será capaz de admirar um grande médico muito mais que eu. Na vida espiritual, um verdadeiro buscador que possui aspiração sincera e dedicação já alcançou um pouco de Luz interior. Por causa da sua aspiração, Deus lhe concedeu uma gota de Luz e, com essa Luz, ele estará destinado a enxergar e sentir algo num verdadeiro Mestre espiritual. Se alguém é realmente avançado na vida espiritual e está fazendo progresso rápido na sua jornada interior, a sua aspiração será o melhor juiz com relação a se o outro, chamado de Mestre, é genuíno ou não. O melhor juiz é a sua própria aspiração sincera.

 

Um Mestre espiritual é o guia incansável para os seres humanos buscadores de Deus.

 

Um Mestre que não é realizado poderá enganá-lo por um dia, um mês ou alguns anos, mas não poderá enganá-lo para sempre. Se a sua própria aspiração sincera for cem por cento pura e se você não quiser nada se não Deus, Deus não irá deixar você ficar com um Mestre não realizado, insincero, indefinidamente. Seria impossível!

 

*

 

Há uma grande diferença entre um ocultista e um Mestre espiritual verdadeiro, que trilha o caminho da entrega à Vontade de Deus. “Seja feita a Vossa Vontade” não é a mensagem do Cristo apenas; é a mensagem de todos os Mestres espirituais. “Seja feita a Vossa Vontade” é a essência do Yoga da entrega. Não há Mestre espiritual que não chegue a essa percepção. Contudo, um ocultista que não seja da mais elevada visão sentirá que a sua própria vontade deve ser realizada antes. Essa é a diferença entre um ocultista e um verdadeiro Mestre espiritual.

O Filho de Deus, Jesus Cristo, esteve na Terra por trinta e três anos. Apenas durante os três últimos anos da sua vida ele fez milagres. Mas você pensa que o mundo ainda o adora e cultua apenas porque ele pode caminhar sobre as águas ou ressuscitar um homem morto? Não, não é por causa dos milagres que ele ainda é adorado, mas porque ele trouxe a Consciência eterna, a Consciência infinita. Sri Ramakrishna praticamente não fez milagres, e muitos, muitos outros Mestres espirituais não fizeram milagres. Eles sentiram que fazer milagres no plano físico seria pueril comparado com o que eram capazes de fazer no plano espiritual, na região do coração, onde habitam a infinita Paz, Luz e Deleite.

O poder kundalini e todos os poderes milagrosos da Terra são efêmeros, pois são poderes terra-limitados. Mas o Poder do Eu é infinito; o Poder do Eu transcendental é infinito e imortal. A coisa mais importante na Terra para um buscador espiritual é o despertar da consciência e a realização do Eu, pois isso é eterno. Se alguém vem aqui e faz alguns milagres, ficaremos fascinados. Mas quando formos para casa, nada sustentará a nossa fé no que ele fez. Parecerá tudo mágica ou ilusão. Por quanto tempo poderemos valorizar o mágico dentro ou diante de nós? Mas quando alguém ergue a nossa consciência mesmo por um segundo, ou se conseguirmos realizar isso através da nossa intensa aspiração, nossa fé nessa experiência será duradoura, pois ela será a nossa própria experiência.

 

Precisamos de tudo aquilo que dura para sempre. Precisamos da Imortalidade, da Imortalidade interior; e ela só vem com o despertar e elevação da nossa consciência.