Select Page

O significado da morte e experiências de quase morte

Textos de Sri Chinmoy, do livro Morte e Reencarnação

 


 

soul-birds-para-meditar-mandala-sri-chinmoyO significado da morte e experiências de quase morte


     Em uma de suas meditações diárias em seus livros, você se refere à morte como uma obstrução. Eu achava que você considerava a morte uma transição, que simplesmente nos permite renascer e fazer progresso contínuo.

 

Eu disse que a morte é uma transição. Disse que a vida e a morte são como dois cômodos: a vida é a minha sala e a morte é o meu quarto. Ao dizer que a morte é uma obstrução, falo da morte de um ponto de vista diferente. O que é uma obstrução? Uma obstrução é algo que nos impede de ir mais longe. É um limite através do qual não passamos.

Esta vida é uma oportunidade dourada que nos foi dada pelo Supremo. Mas, oportunidade é uma coisa e realização é outra. Nossa evolução espiritual, nosso progresso interior, é bastante certo, lento e, ao mesmo tempo, muito significativo. Naturalmente, existem pessoas que por centenas e milhares de encarnações seguirão um ciclo de vida e morte normal, natural. Num dia, na Eternidade de Deus, elas O realizarão. Mas alguns aspirantes sinceros e genuínos fazem uma promessa plena de alma de que nesta encarnação, aqui e agora, eles realizarão Deus. Isso é dito apesar de saberem que esta não é nem a primeira nem a última vida deles. Eles sabem que existem pessoas que realizaram Deus e, portanto, não querem esperar por alguma encarnação num futuro distante. Sentem que é inútil viver sem Deus-realização e almejam alcançá-la tão logo quanto possível. Nesses casos, se a morte chega e eles ainda não realizaram Deus, então ela é uma obstrução. Caso alguém destinado a morrer com a idade de cinquenta anos, alguém que esteja aspirando com toda alma, possa atrasar a sua morte por vinte ou trinta anos, tudo com a mais bondosa aprovação do Supremo, então o que fará durante esse tempo? Continuará com sua aspiração sincera, com sua meditação mais profunda, com sua contemplação mais elevada. Será como um corredor seguindo em direção à sua Meta, sem obstáculo. Durante esses vinte ou trinta anos adicionais ele pode alcançar o final mais longínquo, onde sua Meta reside.

Mas, se a morte interfere, então ele não realiza Deus nesta vida. Muito poucas almas podem encontrar imediatamente o fio da sua antiga aspiração na próxima vida. Tão logo se entra no mundo, as forças cósmicas não-divinas vêm e atacam; e a ignorância, as limitações e imperfeições do mundo tentam encobrir a alma. Durante os anos de formação, na infância, não lembramos de nada. Uma criança é inocente, ignorante e desamparada. Então, após alguns anos, a mente começa a funcionar. Quando se tem entre oito e doze anos de idade, a mente tenta complicar tudo. Portanto, pelos primeiros onze, doze ou treze anos da próxima encarnação, quase todas as almas, apesar de serem grandiosas e espirituais, esquecem suas conquistas do passado e seu clamor interior mais profundo. Existem Mestres espirituais ou buscadores grandiosos que têm algumas experiências elevadas durante a infância, ou que começam a pensar ou cantar sobre Deus em uma idade bastante tenra, mas normalmente não há um elo entre as conquistas da alma na Terra durante a encarnação anterior e os anos da infância desta encarnação. Existe uma ligação, uma ligação muito tênue, mas ela não opera de maneira significativa pelos primeiros doze ou treze anos.

Algumas almas não recuperam a aspiração de sua encarnação passada antes dos cinquenta ou sessenta anos. Do ponto de vista espiritual, esses cinquenta ou sessenta anos foram tempo perdido. Portanto, se nesta encarnação alguém perde cinquenta anos, e se na encarnação passada já perdeu vinte ou trinta anos, então serão oitenta anos desperdiçados. Nesse caso, digo que a morte é uma verdadeira obstrução. Precisamos remover a obstrução com nossa aspiração, nossa aspiração continuada. Esta deveria ser como uma bala, atravessando a barreira da morte.

Mas, mesmo que leve algum tempo, por fim o ser interior virá à tona conscientemente, e a pessoa, em sua nova encarnação, começará a orar e meditar em Deus o mais poderosa e sinceramente. E verá que nada do seu passado foi de fato perdido. Tudo ficou guardado na consciência-Terra, que é o depósito comum para todos. A alma saberá o quanto realizou na Terra, e tudo isso estará guardado de uma maneira muito segura dentro da consciência-Terra, do depósito-Terra. Aqui, você deposita dinheiro no banco. Então, pode ir à Inglaterra e depois de seis anos você pode voltar e retirar o seu dinheiro. A alma faz o mesmo após ter deixado o corpo por dez ou vinte anos. Todas as conquistas da alma são mantidas intactas, dentro da Mãe-Terra. Então, quando a alma retorna para trabalhar por Deus na Terra, a Mãe-Terra as devolve.

Na maioria dos casos, nada é perdido, exceto tempo, durante aqueles poucos anos da infância. Mas é melhor realizar Deus em uma encarnação, de modo a não perder mais uma vez a nossa aspiração consciente durante o período transitório. Se pudermos permanecer na Terra por cinquenta ou cem anos com aspiração formidável e sincera, então podemos conquistar muitas coisas. Se tivermos ajuda de um Mestre espiritual verdadeiro, é possível realizar Deus em uma encarnação, ou talvez em duas ou três. Se não houver um Mestre verdadeiro e se não houver aspiração, levará centenas e centenas de encarnações.

 

     Quando morremos, qual a melhor coisa a se fazer?

 

Para uma pessoa espiritual, a melhor coisa é lembrar da presença de seu Mestre. Os entes queridos deveriam colocar uma foto de seu guia espiritual bem à frente do buscador e deixar que o Mestre esteja com ele espiritualmente quando o buscador der o último suspiro. Deixe que o Mestre esteja dentro do próprio alento, do último suspiro do buscador. Então é dever e responsabilidade do guia interior fazer o que for necessário. No seu caso, bem antes de você deixar o seu corpo, seu Mestre já terá deixado o corpo dele. Você pode meditar em mim e eu o ajudarei.

No ano passado o seu pai morreu. Se você estivesse fisicamente presente, o que deveria ter feito é meditar o mais devotadamente possível. Apesar de seu pai não ser conscientemente meu discípulo e não ter aceitado o nosso caminho, quem sabe o que fará ele em sua próxima encarnação? Você sabia que havia alguém que poderia ter auxiliado seu pai enquanto estava morrendo, portanto deveria ter meditado em mim. Sempre se conhece alguém que possa ser de ajuda em qualquer situação. Quando se está doente, chama-se o médico. Quando se têm problemas legais, pede-se ajuda a um advogado. Se quisesse ajudar o seu pai, imediatamente deveria ter pensado em mim e meditado em mim. Se tivesse aspiração ou poder espiritual formidável, teria dado a ele toda a sua força espiritual. Sua força espiritual é a aspiração, e a fonte de sua aspiração está dentro do seu Mestre, do seu Guru. Portanto, se quiser ajudar seus entes queridos, é assim que deve agir.

Contudo, se estiver referindo-se a outras pessoas, para saber o que é o melhor a se fazer quando elas estão morrendo, é preciso saber quem deu a elas a maior alegria na Terra, ou em quem eles tinham a maior fé. Se alguém tinha toda fé no Cristo, mesmo que você não siga o caminho de Cristo, imediatamente invoque, consciente e o mais devotadamente possível, a presença de Cristo. Naquele momento, ajude seu amigo a aumentar sua fé no Cristo. Pode repetir em voz alta o nome de Cristo, trazer ao seu amigo uma imagem do Cristo e ler a Bíblia. Dessa maneira você o estará ajudando em sua aspiração. Se uma pessoa espiritual que me conhece está morrendo, naquele momento você deve ler meus escritos e falar sobre mim. Mas se a pessoa é apenas um conhecido, você deve aumentar a sua fé à maneira dela.

 

 

     Existe alguma maneira especial para meditarmos com alguém que está morrendo?

 

Suponha que você foi ver um conhecido no hospital. Então você deve se concentrar no coração dele. Não precisa olhar para a pessoa, apenas coloque toda a sua concentração no coração dela.

Tente primeiro imaginar um círculo no coração dela, e então sinta que esse círculo está girando como um disco. Isso significa que a energia-vida está a rodar conscientemente na aspiração ou no receptáculo da pessoa que está doente. Através da sua concentração e meditação, você estará entrando no pulsar do coração daquela pessoa. Quando entra nas batidas do coração, então a sua consciência e a consciência aspirante ou moribunda da outra pessoa rodam juntas. Enquanto estiverem rodando, ore com todo o seu ser para o Supremo, que é o seu Guru e o Guru de todos: “Que a Sua Vitória seja alcançada. Que a Sua Vontade seja feita através desse indivíduo. Quero apenas a Sua Vitória.” Vitória não implica que a pessoa será curada, não. Deus pode ter decidido por uma ótima razão que aquela pessoa precisa deixar o corpo. Se você orar a Deus de uma maneira entregue e a pessoa deixar o corpo, estará satisfazendo a Deus e lutando pela Vitória de Deus. Se Deus quiser levá-la ao Céu para que lá ela possa fazer algo por Ele, então naturalmente será a Vitória de Deus quando ela deixar o corpo. Se orar pela Vitória do Supremo, com sua aspiração você estará entregando toda a responsabilidade ao Supremo. Quando você conscientemente entrega a responsabilidade ao Supremo, está fazendo a coisa certa.

 

 

     Qual deveria ser a postura dos entes queridos de alguém que está morrendo?

 

Somos todos como passageiros num mesmo trem. O destino chegou para um dos passageiros. Ele deve descer nesta parada, mas nós devemos seguir adiante. Devemos saber que a hora dessa morte foi sancionada pelo Supremo. Sem a aprovação ou tolerância do Supremo, ser humano algum pode morrer. Portanto, se temos fé no Supremo, se temos amor e devoção pelo Supremo, sentimos que o Supremo é infinitamente mais compassivo do que qualquer ser humano, infinitamente mais compassivo do que nós, que desejamos ficar com nossos entes queridos. Mesmo se a pessoa que está morrendo for nosso filho, nossa mãe ou nosso pai, nós temos de saber que ela é infinitamente mais querida pelo Supremo do que é por nós. O Supremo é nosso Pai e nossa Mãe. Se um membro da família vai de encontro ao seu pai ou mãe, os outros membros nunca se entristecerão.

Se nos voltamos para a vida espiritual e queremos ter verdadeira alegria, devemos saber que podemos obtê-la apenas entregando nossa vida à Vontade do Supremo. Podemos agora não saber qual a Vontade do Supremo, mas sabemos o que é entrega. Se o Supremo quiser tirar alguém de nossas vidas, precisamos aceitar. “Seja feita a Vossa Vontade.” Se essa for a nossa postura, então teremos a maior alegria. E essa alegria faz o melhor por aquele que está partindo. Quando nos entregamos completamente ao Supremo, essa entrega se torna poder e força adicional para a alma que aqui sofre aprisionada e está partindo. Portanto, se realmente entregarmos nossa vontade à Vontade do Supremo, tal entrega trará paz verdadeira, uma paz duradoura, para a alma que está prestes a deixar o palco-Terra.

Aqueles que começaram a meditar e se concentrar podem estar recebendo vislumbres de suas encarnações passadas. Se acreditamos que tivemos um passado e sabemos que temos um presente, podemos também realizar que teremos um futuro. Sabendo disso, devemos estar sempre conscientes desta verdade: não existe morte. No Bhagavad Gita foi dito: “Como um homem descarta suas roupas velhas e veste novas, também a alma descarta o corpo físico e toma um novo corpo.” Sabendo que a pessoa que morre está apenas deixando seu corpo antigo antes de tomar um novo, e possuindo ela também esse mesmo conhecimento, como pode haver medo?

Não sabemos exatamente o que é a morte e por isso queremos ficar aqui na Terra pelo maior tempo possível. Mas a morte verdadeira não é a dissolução do corpo físico. A verdadeira morte, a morte espiritual, é outra coisa.

 

 

     Eu tinha um jovem amigo que morreu há apenas seis semanas. No dia anterior à sua morte, ele disse ao pai que morreria no dia seguinte, e de fato morreu. Como ele pôde saber?

 

Por que não deveria? Não é ele filho de Deus? Na época da morte, se uma pessoa pensa em Deus todo o tempo, ela pode receber a mensagem através de seu próprio ser interior. Quando minha mãe estava para morrer, eu estava a dez quilômetros de distância. Ela sofria de gota. De manhã cedo, ela disse: “Esta manhã estarei deixando o corpo. Onde está Madal? Chamem-no.” Então um dos meus primos trouxe a mensagem até mim e eu fui. Ela tomou minha mão, e então sorriu, seu último sorriso. Ela se foi um minuto depois que eu cheguei, como se tivesse esperado por mim. Agora eu devo ser sincero. Minha mãe era muito, muito espiritual, e costumava praticar a vida interior no sentido mais rigoroso da palavra. Mas quanto ao seu amigo, devo dizer que centenas e milhares de pessoas souberam de suas mortes antecipadamente. Para pessoas espirituais é bastante fácil. É comum que saibam com alguns meses de antecedência.

 

 

     Está escrito na palma da mão de uma pessoa quando ela morrerá?

 

Pela palma da mão nem sempre se pode dizer quando alguém morrerá. Caso a morte seja acidental, a palma pode não estar correta. Mas a fronte está sempre certa. Ela mostra uma vibração clara. Nela estará escrito o que acontecerá ao indivíduo amanhã, e será visível na região do nariz se uma morte acidental ocorrerá.

Eu tive um amigo que gostava muito de mim. Seu nome era Ravi. Num certo dia, às seis horas da tarde, ele praticava arremesso de dardo. Quando ele me deu o dardo, vi forças de morte nele, mas pensei: “A melhor coisa é esquecer, ou orar a Deus.” Eu não queria ficar sabendo. No dia seguinte, eu estava descendo as escadas, e ele estava perto da escadaria. Vi novamente a mesma força e praguejei contra mim mesmo, dizendo que era tudo alucinação da mente. Uma hora e meia mais tarde, me disseram que ele tinha sofrido um acidente junto com seu amigo, ao dirigir uma moto atrás de um caminhão. Eles estavam seguindo o caminhão, quando este reduziu a velocidade. O amigo dele pensou que estaria diminuindo sua velocidade também, mas, ao contrário, ele a aumentou, arremetendo contra o caminhão. O motorista do caminhão ouviu o barulho e levou ambos ao hospital, onde eles foram colocados num quarto. A mãe de Ravi quis vê-lo, mas não pôde, pois o médico disse que ambos os casos eram graves. Acho que ele viveu apenas três horas. Uma aparição havia vindo até mim enquanto eu praticava arremesso de dardo. O dia em que ele morreu era o dia da nossa competição de arremesso de dardo, à qual eu não fui; fui apenas ao funeral. Neste caso específico, Ravi estava destinado a morrer.

 

 

     Quando uma pessoa está doente e, do ponto de vista médico, não há esperança de recuperação, seria bom dizer-lhe que ela morrerá e ajudá-la a se preparar para partir?

 

É uma pergunta bastante complicada – cada caso necessita ser considerado separadamente. A maioria das pessoas quer viver, não quer morrer, por não saber o que é a morte. Talvez pensem que a morte seja um tirano que as torturará de todos os modos e por fim as destruirá. Quando o karma de alguém acaba e o Supremo quer que ele deixe o corpo, se ainda tiver sede vital e desejos insatisfeitos – mesmo que a alma não os tenha – o indivíduo desejará permanecer na Terra, sem desejar obedecer à Vontade do Supremo. O que você deveria fazer quando uma pessoa está nesse nível? Se disser a ela que Deus não deseja a sua permanência na Terra por mais tempo, que já teve todas as experiências necessárias naquele corpo, ela poderá entender errado. E dirá: “Deus não quer que eu deixe o corpo – vocês é que o desejam.” Ela pensará que você é cruel e impiedoso. Portanto, se você sabe que é a Vontade do Supremo que ela deixe o mundo, a melhor coisa é falar silenciosamente à alma da pessoa e tentar inspirá-la a aceitar a Vontade de Deus.

Contudo, se a pessoa é bastante espiritual e uma buscadora sincera, ela mesma dirá aos seus familiares e entes queridos: “Orem a Deus para que Ele me leve. Eu terminei o meu jogo aqui na Terra; leiam para mim livros espirituais – as escrituras, a Bíblia, o Gita. Deixem que eu ouça apenas coisas divinas, espirituais, as quais me ajudarão a começar minha nova jornada.” Existem muitas, muitas pessoas na Índia que, quando sentem que seus dias estão contados, dizem: “Quanto mais cedo Ele me levar, melhor.” Quando minha mãe estava morrendo, ela costumava ler o Gita constantemente durante os seus últimos dias, com a seguinte visão: “Agora irei até o Eterno Pai. Estou me preparando.” Um paciente desse tipo tem a maior alegria em conhecer e obedecer à Vontade do Supremo.

 

 

     Os médicos devem sempre tentar manter as pessoas vivas tanto quanto for possível, ou depende do caso?

 

Se uma pessoa é espiritual, os médicos e familiares deveriam tentar mantê-la na Terra por quanto tempo for possível, porque pessoas espirituais estão sempre lutando contra a morte. Mas pode acontecer que alguém completamente imprestável esteja morrendo em duas horas. Mesmo se você o mantiver na Terra por mais vinte e quatro horas, ele não pronunciará o nome de Deus uma vez sequer. Mas se alguém tem a capacidade de entoar com toda a alma o nome de Deus apenas uma vez mais durante a sua vida, então ele realizará algo no mundo da alma. Isso será adicionado às outras realizações nesta vida e na próxima encarnação sua vida será um pouco melhor.

Na Índia, algumas pessoas vivem por mais de duzentos anos, mas não têm tempo para orar a Deus nem mesmo uma vez em seis meses ou em um ano. De um ponto de vista espiritual, essas pessoas são como um pedaço de rocha sólida. Para elas, cada ano representa mais tempo desperdiçado. Mas se alguém puder permanecer na Terra por apenas uma hora a mais para invocar a presença do Supremo durante essa hora, então é naturalmente melhor que permaneça na Terra. Mesmo que alguém esteja inconscientemente pensando em Deus, então é melhor que continue na Terra pelo tempo que for possível.

 

 

     Se os médicos tirarem a vida de um paciente que supostamente deveria permanecer vivo, eles adquirirão karma ruim?

 

Quando os médicos fazem algo errado conscientemente, criam problemas esplêndidos para suas futuras encarnações. Os médicos não são perfeitos – eles podem não saber o suficiente sobre ciência médica. Se cometerem um engano e acidentalmente matarem um paciente, sua ignorância é perdoada pelo Supremo. E, se não podem dar atenção suficiente porque têm muitos pacientes, o Supremo verá se é ou não culpa deles. Agora, se deliberadamente tirarem a vida de alguém apenas para se livrar do paciente, a lei do karma está presente para cuidar deles.

 

 

     Há uma moça que está completamente inconsciente há semanas. Eles dizem que ela pode viver sem consciência anos a fio. E num caso desses?

 

Se há a menor esperança da força-vida estar operando em e através dela, a melhor coisa é tentar mantê-la na Terra. Enquanto a alma está no corpo, existe esperança para tal pessoa. Se ela permanece na Terra por cinco meses, é porque há um motivo.

 

 

     Eles não estão tentando trazê-la de volta à consciência, estão apenas mantendo seu corpo vivo, e alegam que o cérebro dela não funciona, que não existem ondas cerebrais.

 

Devem continuar tentando, porque a energia-vida ainda opera. Se a alma não estiver presente, as máquinas não poderão manter o corpo vivo por mais do que algumas horas. Quando existe a vibração da alma numa casa, mesmo se alguém sair dela, você sentirá sua presença remanescente. Da mesma forma, o coração continua batendo porque permanece a vibração da alma.

 

 

     Existe alguma razão para esse tipo de experiência?

 

O Supremo está usando Sua lei do karma. Suponha que os pais fizeram algo grave para a moça em uma encarnação anterior. Agora a alma diz: “Pois não, nesta encarnação eu os purificarei. Eu perdurarei, perdurarei e perdurarei. Vocês terão de pagar pelas suas ações erradas. Nesta encarnação eu me vingarei.” Se a alma sabe que a paciente não será curada, e se for também de conhecimento da família, então é vingança.

A alma pode estar desfrutando a experiência, pode estar esperando pelo momento certo de ir embora ou pode simplesmente estar passando por uma experiência. Sentimos que a pessoa está realmente morta, mas quem sabe que tipo de experiência a alma está tendo? Ao invés de cinco minutos, ela pode continuar por cinco anos. Qualquer coisa é possível. Pode não ser uma experiência saudável, mas a alma deseja passar por ela. Os seres humanos comuns frequentemente fazem algo por muitos anos unicamente para mostrar ao mundo que aquilo é possível, mas esse algo pode não ser necessariamente encorajador ou inspirador.

 

 

     Você pode adiar a hora da morte com o seu poder-vontade?

 

Certamente.

 

 

     Você pode fazê-lo indefinidamente?

 

Mestres espirituais podem adiar a hora da morte indefinidamente se for a Vontade de Deus. Uma pessoa espiritual recebe esse poder quando atinge a perfeição espiritual, porque então estará absolutamente entregue a Deus. Um discípulo vai até o Guru e se entrega completamente. Da mesma forma, um Guru deve ser completamente entregue a Deus, o Infinito. Nessa entrega ele se torna um com Deus. Ele não viola a Lei de Deus – ele apenas procura satisfazê-la. Se Deus diz: “Eu quero que você deixe o corpo agora”, ele deixa o corpo. Mas, se ele vê que forças hostis o estão atacando e causando sua morte prematuramente, ele usa seu poder, porque Deus tem a intenção de que ele viva na Terra para ajudar a humanidade.

Ter esse poder não é de utilidade se você deseja permanecer na Terra por duzentos ou trezentos anos apenas para levar uma vida ordinária animal. Uma tartaruga vive por centenas de anos, mas isso não significa que ela seja melhor do que um ser humano. Do que precisamos é de iluminação direta, conhecimento da Verdade, conhecimento da Luz e conhecimento de Deus. Não são os anos que contam, mas sim as realizações.