Select Page

o que e deus?

O que é Deus?

Abaixo algumas perguntas do livro Meditação, Yoga e a Arte de Viver: a Aventura da Vida

 

Sri Chinmoy: Deus é infinita Consciência, infinito Deleite, mas Ele também pode assumir uma forma finita. Ele é infinito, Ele é finito; ao mesmo tempo, Ele transcende ambos finito e infinito. Ele é vida, Ele é morte; e Ele está além da vida e da morte. Quando digo ‘Supreme’ [Supremo, em português], estou me referindo ao Infinito, Eterno e Imortal. Mas, quando eu O vejo, eu O vejo face a face, justamente como estou vendo você agora. Contudo, o fato é que Deus é ilimitado e toma todas as formas no campo da manifestação, desde um minúsculo inseto até um enorme elefante. Muitas pessoas não conseguem concordar com a ideia de que Deus pode ser finito. Mas pensemos em uma das qualidades divinas de Deus, a Onipresença. De acordo com a nosso sentimento humano, quando pensamos em onipresença, imediatamente pensamos em vastidão. É verdade, Ele é tão vasto quanto o mundo, mas porque Ele está em tudo, Deus também pode ser finito. Deus é também onipotente. Onde estaria a sua Onipotência, se ele não pudesse se tornar uma criança pequena, um minúsculo inseto ou um átomo? Não conseguimos fazer praticamente nada por conta própria. Mas justamente porque Deus é onipotente, Ele pode fazer o que desejar e quando quiser. Ele pode ser enorme, Ele pode ser mínimo.

Deus é tudo, mas cada pessoa deve sentir por si mesma que Deus é todo por ela. Ele pode ser infinita Luz, infinita Consciência, infinito Poder, infinita Alegria, infinito Deleite, infinita Compaixão, infinita Energia. Ele pode ser pessoal, com forma. Ele pode ser impessoal, sem forma, assim como a água tem forma quando é gelo e não tem forma quando é líquida. Por vezes sentimos alegria quando vemos Deus com forma; por vezes, sentimos alegria quando vemos Deus sem forma. Podemos vê-Lo no Seu aspecto impessoal como uma vastidão de Luz. No Seu aspecto pessoal, Deus pode aparecer como um ser humano luminoso, com duas mãos, dois olhos e tudo o mais que nós temos. Ele será o Ser mais iluminado no Céu e na Terra. Quando Ele aparece como um Ser pessoal, podemos ter todos os tipos de conversas íntimas face a face com Ele.

 

Pergunta: Algumas pessoas dizem não acreditar em Deus, mas são pessoas boas e parecem felizes. Como você explicaria isso?

Sri Chinmoy: Independentemente da maneira com que apreciamos a realidade ou queremos nos identificar com a realidade, temos de sentir que estamos apreciando e nos identificando com a Divindade; e essa Divindade chamamos de Deus, Espírito ou Ser. Se não quiser chamar de Deus, você terá toda a liberdade. Mas então deverá chamá-la de felicidade. Felicidade é Deus. Se apreciar a beleza da natureza e ficar feliz, a felicidade que você estará experimentando será Deus.

 

Se Deus tiver de ser definido em uma palavra, eu diria que Deus é felicidade.