Select Page

livro evangelho ramakrishna

 

The Gospel of Sri Ramakrishna / O Evangelho de Sri Ramakrishna

Ramakrishna-Vivekananda Center of New York, 1000p, 10a. impressão, 2007



 

Fico muito feliz em parar para escrever um pouco e divulgar esse livro. Ele é tão especial pois trata da uma parte da trajetória de um grandioso Mestre espiritual, Sri Ramakrishna.

ramakrishna samadhi evangelhoA primeira parte do livro é uma introdução ao seu nascimento, circunstâncias, tornando-se adulto e até encontrar os primeiros discípulos. Ela também trata das diversas experiências místicas que teve desde a idade de criança, começando com uma experiência de samadhi ao ver uma revoada de pássaros contra nuvens carregadas de chuva. Por fim, como aconteceu de ficar morando no complexo de templos de Dakshineshwar. Ele experimentou as verdades e sublimes experiências de diversas religiões, como o hinduísmo, cristianismo, islamismo, etc, incorporando-as na sua individualidade única.

Sri Ramakrishna tinha, como diversos mestres, uma forma muito simples de ensinar. Seus ensinamentos não eram rebuscados, e eu ousaria frisar aqui alguns dos tópicos principais que ele recomendava aos buscadores:

  • Em primeiro lugar ansiar, chorar e clamar pela meta
  • Praticar diariamente
  • Aceitar a vida exterior como uma necessidade, mas ir além dela
  • Não se prender a “women and gold” – riqueza, trabalho, família e prazer
  • Buscar sempre orientação interior de Deus

O livro é enorme, e as restantes 900 páginas após a introdução são conversas tidas na presença do discípulo “M.” (Mahendranath Gupta), que escrevia tudo ao retornar para casa. É um insight muito belo aos ensinamentos de uma alma realizada como Sri Ramakrishna.

Também há trechos com o contato do Mestre com pessoas bem conhecidas à sua época em Calcutá, Índia, como Keshab Sen (líder religioso), Devendranath Tagore (pai de Rabindranath Tagore), Vidyanath Sagar e outros.

Abaixo, alguns trechos traduzidos no tema de superar os desejos em direção à universalidade divina e o anseio por Deus:

“…As pessoas derramam rios de lágrimas porque um filho não nasceu ou porque não conseguiram ficar ricas. Quem, entretanto, verte sequer uma lágrima por não ter visto Deus?”

“…como um rio que ao desaguar no oceano vai perdendo sua pequena individualidade numa individualidade maior: seu verdadeiro ser.”

“…somos como uma linha tentando passar pelo buraco de uma agulha – qualquer fibrazinha saliente impossibilita a passagem. Assim, qualquer pequeno desejo pelas coisas mundanas não nos deixará vê-Lo. Onde existir bhoga (desejos) não existirá yoga (união com Deus).”

“…Um sábio viu uma gaivota apanhar um peixe. Em seguida observou que um bando de corvos passou a persegui-la, grasnando, querendo tomar-lhe o peixe. A gaivota resistiu bravamente, mas só encontrou paz quando abandonou o peixe no ar. ‘O peixe é o objeto do desejo e os corvos são as preocupações e ansiedades’, realizou o sábio.”

Depois dos livros do meu Mestre Sri Chinmoy, esse seria o livro que eu mais recomendaria como leitura.

Como ler

Em inglês:

Livro online

Você pode comprá-lo na Amazon

Baixar o PDF

Em português:

Livro em PDF

Versão resumida (editora Pensamento)