Select Page

por Patanga Cordeiro

 

 

livro inspirador espiritual iniciacao elizabeth haich Recentemente li o livro inspirador e espiritual “Initiation” “Iniciação”, de Elizabeth Heich. Ele é um livro muito legal e inspirador mesmo. Possui cerca de 500 páginas e comprei usado na Abebooks por três libras esterlinas + frete.

A parte inicial é sobre a sua vida, as dificuldades que passou, etc. Essa parte do livro é muito “vida material”, etc, então eu fiquei entediado e pulei 100 páginas, logo para o que me interessava. Foi o tempo, em uma encarnação passada, em que ela foi uma sacerdotisa egípcia circa 1000 a.C.

Nesse período, ela descreve duas coisas principais no seu livro:

  • Princípios que regem o universo e, portanto, explica como foram construídas as pirâmides, porque todas tem quatro lados e a mesma orientação, sobre Atlantis e porque Atlantis se destruiu, porque sentimos certas coisas (impulsos, formas de progresso tecnológico, etc) em diferentes momentos da humanidade, porque encarnamos numa certa família, etc, como se comunicar telepaticamente, etc, e porque hoje em dia não se consegue fazer certas coisas que faziam antigamente (como as Pirâmides). Tem muita coisa curiosa e interessante! Você para e pensa “Nossa! É isso! Agora entendi, é tão óbvio!”
  • Prática espiritual, que é o que me interessou mais. Ela explica os passos que teve até receber a iniciação como sacerdotisa, tais como: atividade física, concentração da mente, meditação, desapego, observar o divino nas coisas, controlar a própria vontade, viver em sociedade, celibato, etc. Essa parte é muito linda, pois se você ver vai coincidir com o que todos os grandes Mestres ensinam! Para mim, é a essência do livro, que me inspirou na minha própria jornada. Uma parte, quando ela recebe a iniciação, envolve superar os desafios dos sete chakras e ter a experiência de iluminação por um momento.

No final do livro, ela também descreve como se deu mal, muito mal, ao não observar o celibato e se apaixonar por alguém, bem como isso causou a sua morte e, em seguida, três mil anos de encarnações sem perspectiva de progresso espiritual, repletas de anseios da parte mais baixa e impulsiva do ser.

O último capítulo do livro conta sua vida mais recente, durante a segunda guerra mundial, ensinando os outros sobre espiritualidade e ela mesmo buscando fazer mais progresso. Muitas pessoas do seu convívio no Egito estavam reencarnados como amigos e familiares.

Você termina de ler esse livro espiritual com uma sensação de querer correr mais rápido na sua própria busca espiritual.

Recomendo!

PS: o primeiro livro que ajudou a despertar em mim uma sede espiritual foi escrito pelo seu colega, Selvajaran Yesudia, coautoria de Elizabeth Haich, chamado Ioga e Saúde. Ela possui também uma conexão com Swami Vivekananda.

 

Trechos do livro:

“Não viva no presente, não permita que as coisas passageiras o impressionem. Viva na eternidade, além do tempo e do espaço, além das coisas finitas Então nada poderá influenciá-lo”. 10 (E. Haich – Iniciação)

“…nunca mais perdi essa sensação de que eu era uma estranha e que estava sozinha; aliás, ela se tornou cada vez mais consciente.” 33

“Quanto maior a felicidade, maior a perda. Quando eu ainda não era tão feliz, na verdade, era mais feliz, pois ainda não tinha a possibilidade de perder a felicidade! Então deduzi que somente é feliz e continua feliz quem nunca foi feliz! Mas que contradição terrível! E por que é assim? Pelo fato de tudo durar apenas certo tempo, por nada ser eterno, visto que tudo morre, tudo passa, tudo tem de acabar!” 76

“..é impossível sair da prória pele. Temos de carregar nossa desgraça para onde formos.” 81

“..temos o livre-arbítro para nos identificar com os impulsos ou nos tornar seus senhores. Só é livre o ser humano que dominou seus impulsos e que já não é escravo de suas paixões, desejos e anseios.” 111

Experimente trocar de lugar com outro. O que vc sentiria se estivesse com alguém como vc mesmo, falando o que vc fala, fazendo o que vc faz? 111

“o destino é o reflexo do caráter da pessoa e o resultado de suas ações” 314

“Em tudo o que eu amo, eu amo a mim mesma!
E, de repente, descubro q tudo q sempre acreditei não amar era tudo o q ainda não havia reconhecido dentro de mim mesma!” 387

“..sonhos nada mais são do que realidades no mundo energético imaterial dos homens, e aquilo que vcs denominam de ‘realidade’ tb é apenas um sonho q só atua até o âmbito material, na atmosfera terrestre, como uma projeção onírica do eu (deus).” 427