Select Page

cropped-sri-chinmoy-soul-bird.jpgAbaixo uma pergunta interessante do livro Astrologia, o Sobrenatural e o Além, onde Sri Chinmoy comenta sobre a prática da hipnose e autohipnose.


     Pergunta: Do seu ponto de vista, a hipnose é aceitável ou não? Por quê?

Sri Chinmoy: Quando alguém quer realizar a Verdade, a qual é Deus, não há necessidade de hipnose ou auto-hipnose. O que é necessário é paz, beatitude e poder. Estas coisas podemos adquirir através da aspiração. Ao levar alguém para o mundo da inconsciência ou para o plano subconsciente através da hipnose, fazendo com que a pessoa torne-se consciente dos seus defeitos, imperfeições e impurezas do passado, não seremos capazes de ajudá-la a alcançar sua derradeira Meta. Contudo, ao trazer do alto as coisas que podem mudar e moldar sua vida, e fazer dela uma pessoa melhor, poderemos ser de grande ajuda.

Eu tenho discípulos que se entregam à prática da hipnose. Porém, eu digo a eles: “O que vocês querem de si mesmos? O que esperam da outra pessoa? Caso queiram que as outras pessoas fiquem livres da tristeza, da frustração e da preocupação, então mostrem a elas a luz, e não pesem as falhas passadas ou os defeitos que os impedem que expandam as suas livres consciências.”

Se alguém quer paz, se alguém quer satisfação verdadeira, se alguém quer obter alegria da sua vida, a espiritualidade é a resposta imediata. A espiritualidade não é algo teórico e irreal. Ela é natural e praticável, uma conquista e realização prática e natural. A espiritualidade é uma coisa espontânea, o traço de união entre a vida interior e a vida exterior. Ela pode solucionar todos os problemas humanos, interiores e exteriores, e também aqueles que nem mesmo apareceram em nossas vidas. A espiritualidade pode solucionar esses problemas antes mesmo de suas manifestações; ela pode entrar dentro deles e fazê-los em pedaços. Eu sinto que a hipnose não é de valia alguma. O que possui valor é a aspiração – trazer infinita paz, bem-aventurança e poder para a consciência física através de constante aspiração.