Select Page

Qual a melhor forma de superar a depressão?

Sri Chinmoy: Quando você estiver deprimido, tente sentir conscientemente que se forçou a carregar um fardo enorme nos seus ombros. Sinta que é um corredor, e que há uma meta para você. Você tem que correr em direção a esse objetivo. Quanto mais rápido correr, mais cedo chegará até a meta. Agora, se você colocar de forma consciente e deliberada algo pesado sobre os seus ombros, naturalmente, sua velocidade será muito lenta. Não seja tolo. Você entrou para essa corrida. A corrida não é competir com os outros, mas sim competir com si mesmo e contra as forças não divinas da depressão, dúvida, medo, inveja e todas as outras forças negativas.

Quando a depressão entra na sua mente ou vital, sinta que há uma carga pesada nos seus ombros. Naturalmente, você irá querer se livrar dela, pois quer correr com velocidade. Você a descartará, a deixará de lado, e então correrá em direção ao seu objetivo destinado tão rápido quanto puder.

Ontem tivemos uma entrevista na TV Globo sobre a prática de meditação no Centro Sri Chinmoy em São Paulo. Como havia a possibilidade de se tornar uma oportunidade muito grande para servir as pessoas que buscam a meditação, fiquei bastante ansioso desde o início do dia. O que iria falar?, quais serão as possibilidades de divulgar a meditação?, se houver um buscador que está procurando a meditação assistindo o programa, como poderei servi-lo da forma mais eficiente?, etc.

Não sou expert, mas durante o dia, usei algumas técnicas que ajudam para diminuir a nossa ansiedade (falando de um ponto de vista não patológico, claro, para pessoas que estão tendo aquela ansiedade natural). Seguem:

Controlar a respiração e olhos

Quando você está agitado, a sua respiração não fica curta, oprimida? Se conseguir controlar a sua respiração, deixando-a tranquila, plena, a sua mente também ficará menos ansiosa. Outra dica é controlar os olhos. Primeiro, pisque algumas vezes, mas bem, bem devagar. Depois, não deixe os olhos ficarem olhando para tudo enquanto caminha, etc. Olhe conscientemente apenas para aquilo que sentir necessidade de olhar. Essas duas são formas de autocontrole no físico que se refletirão na sua mente.

Alongar o corpo

Alongar os braços, pernas e principalmente (no meu caso) o pescoço e ombros auxilia bastante para relaxar. Mantenha cada alongamento por um minuto antes de trocar de lado ou tipo. Manter a postura correta, com quadril, tronco, pescoço e cabeça alinhados também ajuda.

Cantar mantras

Se você cantar canções espirituais, isso vai fazer com que você mergulhe mais fundo no seu coração, onde é tudo paz (diferente da sua mente), além de ser uma forma de controle da respiração também. Você também pode repetir um mantra, como “Supreme”, mesmo que seja em silêncio. Mas em voz alta, se possível, será mais efetivo!

E a melhor dica: “Seja feita não a minha, mas a Vossa Vontade.” (Cristo, Novo Testamento)

Tudo o que fiz ajudou, mas o que realmente melhorou muito a minha ansiedade no dia foi lembrar-me várias vezes do simples fato de que eu não sou ninguém, que apenas Deus está tendo uma experiência em e através do mundo todo, de toda a criação, e que sou como um bebê, assistindo o jogo cósmico. Ele é o Agente, Ele é a Ação e Ele é o Fruto da ação. (Krishna, Bhagavad Gita) Ele se tornou eu e tudo o mais que existe no mundo. Pensando assim, não haverá ansiedade.

Question: If you feel nervous or upset, how can you bring down peace?

Sri Chinmoy: There are two ways. One way is to breathe in quietly and say “Supreme” three times very slowly. But if you find this difficult, you can invoke the Supreme as fast as possible. Fear or anxiety has a speed of its own. If you are about to be attacked by your enemy, then try to utter the name of the Supreme much faster than the speed of the attack you are getting from anger or fear. If you can do this, the Supreme will immediately conquer your anger, frustration or fear.

Sri Chinmoy, AUM — Vol.II-2, No. 4, April 27, 1975, Vishma Press, 1975

 

To conquer your mind’s
Volcano-anxiety-thoughts,
Your heart needs
The patience of a tree
And your life needs
An intensity-arrow.

Sri Chinmoy, Twenty-Seven Thousand Aspiration-Plants, part 126, Agni Press, 1989